Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Vasco Cordeiro preside ao Comité Europeu das Regiões

por Lusa
Vasco Cordeiro preside ao Comité Europeu das Regiões Miguel A. Lopes-Lusa

O ex-presidente do Governo dos Açores Vasco Cordeiro assume esta quarta-feira a presidência do Comité Europeu das Regiões, como deputado regional, tornando-se no primeiro português a liderar o organismo.

O socialista foi eleito em fevereiro de 2020 primeiro vice-presidente do Comité Europeu das Regiões, organismo onde vigora um acordo entre as duas principais famílias políticas – o Partido Socialista Europeu (PSE) e o Partido Popular Europeu (PPE) – para dividir a liderança.

Agora, Vasco Cordeiro sucederá ao grego Apostolos Tzitzikostas (PPE), tornando-se o primeiro português na liderança do organismo, tendo já assumido que pretende cumprir “as prioridades políticas aprovadas pelo Comité e que passam muito pelo fortalecimento da democracia e do diálogo”.

Vasco Alves Cordeiro, advogado, é atualmente deputado à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, depois de dois mandatos enquanto presidente do Governo Regional açoriano. No exercício das suas funções tem representado os Açores a nível europeu e internacional enquanto membro de organizações como o Comité das Regiões, a Assembleia das Regiões da Europa ou a R20 – Regions of Climate Action (Regiões de Ação Climática).

O Comité Europeu das Regiões, criado em 1994 na sequência da assinatura do Tratado de Maastricht, é a assembleia da União Europeia dos representantes regionais e locais dos 27 Estados-membros. A Comissão Europeia, o Conselho Europeu e o Parlamento Europeu têm de consultar o comité sobre matérias relacionadas com as autoridades regionais e locais.
pub