Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Venezuela. Trump faz apelo a militares em discurso que Maduro considera “nazi”

por Joana Raposo Santos - RTP
"Terminem este pesadelo de pobreza, fome e mortes", apelou Trump aos apoiantes de Maduro Kevin Lamarque - Reuters

Donald Trump apelou na segunda-feira aos militares venezuelanos leais a Nicolás Maduro para que deixem entrar ajuda humanitária no país, alertando-os de que estão a arriscar as suas vidas e o seu futuro. O Presidente da Venezuela já retaliou, afirmando que o discurso de Trump foi de “estilo nazi”.

Enquanto discursava em Miami perante uma multidão de imigrantes venezuelanos e cubanos, Donald Trump frisou que, caso as forças militares continuem a apoiar Maduro, a população da Venezuela “não encontrará segurança” nem uma saída fácil. “Perderão tudo”, avisou.

O Presidente norte-americano defendeu ainda que o socialismo é uma ideologia que “está a morrer” no hemisfério ocidental e que Maduro é um “fantoche” de Cuba. “Os EUA nunca serão um país socialista”, garantiu.

Nicolás Maduro reagiu pouco depois, considerando o discurso “nazi” e declarando que os Estados Unidos agem como se fossem donos da Venezuela e os cidadãos desse país os seus escravos.Juan Guaidó comunicou que o apoio humanitário vai entrar na Venezuela por terra e mar já no próximo sábado.

Donald Trump voltou ainda a oferecer apoio a Juan Guaidó, pedindo às Forças Armadas da Venezuela que não ataquem o autoproclamado presidente interino nem outros membros da oposição e apelando para que deixem entrar comida, medicamentos e outros apoios.

Trump utilizou também a rede social Twitter para reforçar o apelo. "Peço a todos os membros do regime de Maduro: terminem este pesadelo de pobreza, fome e mortes".

"Deixem o vosso povo ir. Libertem o vosso país! Esta é a altura para todos os patriotas venezuelanos agirem juntos, como um povo unido. Nada poderia ser melhor para o futuro da Venezuela!".


Os Estados Unidos enviaram grandes quantidades de bens humanitários para a Venezuela, mas estes têm ficado retidos na fronteira do país com a Colômbia por ordem de Nicolás Maduro. “Não vamos fazer da honrosa Venezuela uma Venezuela de pedintes”, sublinhou o atual Presidente.

Trump repetiu também que as opções militares por parte dos Estados Unidos continuam sobre a mesa, apesar de esta ser vista pelos especialistas como uma ação pouco provável. “Procuramos uma transição pacífica do poder, mas todas as opções estão abertas”, lançou.
pub