Venezuelanos procuram ativar referendo contra Maduro

por Lusa
O pedido de referendo revogatório do mandado do presidente Nicolás Maduro está em marcha Reuters

O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) informou que a recolha de manifestações de vontade para solicitar um referendo revogatório do mandado do presidente, Nicolás Maduro decorreu com "absoluta normalidade".

Segundo o CNE os resultados vão ser divulgados a 13 de fevereiro.

A recolha decorreu no horário estabelecido "e o funcionamento dos locais de receção manteve-se em absoluta normalidade" no 100% dos 1.200 centros estabelecidos.

"Prevê-se que a auditoria das impressões digitais de solicitação de manifestação da vontade tenha lugar entre 7 e 10 de fevereiro. (...) O CNE deverá emitir a declaração de que é procedente ou improcedente o referendo revogatório no domingo 13 de fevereiro", explicou aquele organismo na rede social Twitter.

Por outro lado, o CNE precisou que para se avançar no processo é necessário atingir as manifestações de vontade de 20% dos eleitores de cada uma das 24 regiões do país.

Entretanto, o Movimento de Venezuelanos pelo Revogatório (MOVER) divulgou um comunicado onde 62 organizações civis denunciavam que o calendário aprovado pelo CNE "é inconstitucional" e exigem condições para ativar um referendo revogatório presidencial.

Segundo o comunicado, o CNE ativou apenas 710 dos 1.200 centros previstos, o que apenas teria tornado possível recolher 201.600 das mais de 4,3 milhões de manifestações de vontade necessárias.

pub