Vinte e nove baleias-piloto morrem presas na Nova Zelândia

por Lusa
Vinte e nove baleias-piloto morreram presas num banco de areia na Nova Zelândia D.R.-Facebook

Vinte e nove baleias-piloto morreram após ficarem presas perto de Farewell Spit, o maior banco de areia natural do mundo, a noroeste da ilha sul da Nova Zelândia, avançaram fontes oficiais.

Os esforços das equipas de resgate estão agora focados em salvar cinco baleias que sobreviveram, adiantou o Ministério da Conservação da Nova Zelândia na rede social Facebook.

A operação, que também inclui veterinários da organização de conservação Project Jonah, "pode levar algum tempo e é possível que só dentro de várias horas saibamos se foi bem-sucedido ou não", acrescentou.

O grupo de 34 baleias-piloto foi avistado na quinta-feira à noite em Farewell Spit, um banco de areia de 34 quilómetros na zona turística de Golden Bay, conhecido pelos frequentes casos de cetáceos encalhados.

As autoridades indicaram que não sabem a razão que levou as baleias-piloto a ficarem presas.

Em fevereiro de 2021, 49 baleias-piloto ficaram presas em Farewell Spit, das quais 38 foram resgatadas.

Em 2017, o maior fenómeno conhecido de encalhe de cetáceos ocorreu no mesmo local, quando 700 baleias-piloto ficaram presas, das quais 250 morreram.

Os cientistas ainda não conseguiram explicar por que razão as baleias-piloto se desviam às vezes das suas rotas habituais e ficam presas em águas rasas.

 

pub