Von der Leyen aguarda votação britânica sem antecipar resultado

por Lusa
Piroschka van de Wouw - Reuters

A presidente eleita da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, rejeitou hoje antecipar um resultado da votação britânica do acordo alcançado entre Bruxelas e Londres, considerando que a União Europeia (UE) deve "esperar para ouvir" o parlamento britânico.

"Para nós, o importante é que temos um acordo e agora cabe ao parlamento britânico tomar uma decisão", declarou Ursula von der Leyen, falando à entrada da cimeira de líderes da UE, em Bruxelas.

O acordo de saída revisto do Reino Unido da UE foi alcançado na quinta-feira entre a Comissão Europeia e o Governo britânico, tendo sido aprovado no mesmo dia pelos chefes de Estado e de Governo dos 27.

No mesmo dia, o presidente da Comissão Europeia em funções, Jean-Claude Juncker, descartou um novo adiamento da saída do Reino Unido da UE, prevista para 31 de outubro, defendendo que perante um acordo reformulado não há argumentos para novas extensões, mesmo que o Parlamento britânico rejeite o texto.

Questionada hoje sobre esta recusa de Bruxelas em dar um novo prazo a Londres, Ursula von der Leyen rejeitou "antecipar um resultado" da votação britânica, prevista para sábado.

"Temos de esperar para ouvir o parlamento britânico", adiantou.

O acordo em causa ainda tem de ser ratificado pelo Parlamento Europeu e pelo Parlamento britânico.

Tópicos
pub