Xanana Gusmão solidário com família de homem vítima de AVC

por Lusa
Xanana Gusmão solidário com família de homem vítima de um AVC Lukas Coch - EPA

O protesto de Xanana Gusmão em frente ao centro de isolamento em Díli continua esta terça-feira, 24 horas depois, sem que haja uma solução final para o impasse sobre o funeral de um homem que morreu com covid-19.

Depois de dormir algumas horas no chão, ao lado da carrinha onde está um caixão preparado para a família, que quer reaver o corpo para os rituais fúnebres, Xanana Gusmão permanece no local, insistindo que não sairá até que a vontade da família se cumpra.

Durante a madrugada uma ambulância que deveria transportar o corpo chegou ao local mas o próprio Xanana Gusmão impediu que o veiculo entrasse no recinto de Vera Cruz.

Numa tentativa de ajudar a resolver o problema, o comandante das Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL), Lere Anan Timur, deslocou-se ao local para dialogar com Xanana Gusmão, que se mantém intransigente na sua posição.

Lere Anan Timur apelou a Xanana Gusmão para colaborar e permitir a resolução do caso que continuou, porém, a insistir que o governo deve corrigir a decisão de obrigar a que o funeral decorra num local preparado para pessoas que morreram com covid-19.

"Eu apoio o governo no combate à covid. Mas as pessoas não confiam. O homem morreu de outros problemas (AVC), mas agora dizem que morreu de covid. E as pessoas não confiam, não acreditam", reiterou na conversa com o responsável militar.

Xanana Gusmão insiste que não quer impedir os protocolos, mas apenas corrigir a forma como estão a ser implementados.




Tópicos
pub