Zelensky,apela para expulsão dos russos da central de Zaporizhia

por Lusa

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apelou hoje à comunidade internacional para "reagir imediatamente" para expulsar os russos da central nuclear ocupada e bombardeada de Zaporijia.

"O mundo inteiro deve reagir imediatamente para expulsar os ocupantes da central de Zaporijia", a maior da Europa, localizada no sul da Ucrânia e ocupada por tropas russas desde 4 de março, disse o Presidente ucraniano no discurso diário em vídeo.

"Só a retirada completa dos russos e a retomada do controlo total da central pela Ucrânia garantiria a segurança nuclear para toda a Europa", acrescentou, denunciando "a chantagem nuclear russa".

O local da central nuclear de Zaporijia da Ucrânia foi novamente bombardeado hoje, com a Ucrânia e a Rússia a culparem-se mutuamente, como em bombardeamentos anteriores na semana passada.

Vários bombardeamentos, pelos quais ambos os lados também se culpam mutuamente, sem que fosse possível verificar estas reivindicações de fontes independentes, já tinham ocorrido no território da central no final da semana passada, suscitando receios de um desastre nuclear.

"A situação está a piorar, as substâncias radioativas estão localizadas nas proximidades e vários sensores de radiação foram danificados", disse hoje a empresa estatal da Ucrânia Energoatom.

O diretor geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), Rafael Grossi, disse hoje ao Conselho de Segurança da ONU que "o tempo é sério" e apelou ao acesso à fábrica de Zaporijia "o mais depressa possível".

Tópicos
pub