2020: Biden Vs Trump

Faltam dois anos para as próximas presidenciais norte-americanas. Caso nada aconteça até lá, serão em novembro de 2020. Trump, uma vez mais, se nada acontecer até lá, será o candidato Republicano. Do lado dos Democratas ainda muitas dúvidas. Mas o regresso de Joe Biden ao Instagram pode ser o primeiro forte sinal de que o vice-presidente de Obama quer avançar.

Num mundo cada vez mais digital, a presença numa rede tão forte como o Instagram é obrigatória para quem se quer candidatar a Presidente dos Estados Unidos da América.


Bem sei que Trump prefere o Twitter. É a sua marca digital. Um espaço onde em poucas palavras consegue atingir milhões de pessoas e assustar mais umas quantas na Casa Branca.

Mas a próxima batalha passará pelo Instagram.

Joe Biden sabe disso. E assumindo que quer ser o candidato do Partido Democrata para derrotar Donald Trump, voltou a essa rede.

Uma foto apenas, pelo menos até ao momento em que escrevo este texto, e uma partilha cirúrgica de Pete Souza, o fotógrafo de Obama durante a sua presidência, estão a transformar a conta de Joe Biden no Instagram num sucesso instantâneo. 

Em poucas horas são centenas de milhares de pessoas que já a seguem.

Joe Biden nunca assumiu que será candidato em 2020. Mas também nunca recusou a ideia.

Por estranho que possa parecer, a abertura desta conta será mesmo o sinal mais claro de que vai ser candidato.

E consegue derrotar Trump? 

Está, na minha opinião, dependente de apenas uma coisa. "The economy, stupid", a frase pendurada por James Carville, assessor de Clinton, na sede de campanha presidencial de 1992. O que ele queria era que todos da equipa estivessem focados em passar a mensagem de que a economia estava mal e que Clinton ia dar a volta. Ganhou assim. Trump também.

A verdade é que para já a economia norte-americana está em força. Resta saber se aguenta até 2020. 

pub