Jesus ou Vieira? Vamos ao balanço da época

Já não falta muito mas ainda não se sabe quem é o grande vencedor da época.

O Sporting ganhou a supertaça em agosto, o mesmo mês em que ficou fora da Champions - sim, Jesus falhou o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões. E em Alvalade, mesmo a aventura europeia na segunda divisão, leia-se Liga Europa, não despertou grande interesse.

Foi também precoce o adeus à taça de Portugal e a taça da Liga, em boa verdade, não estraga nem salva a época a ninguém. Não conta. Serve isto para dizer que na antecâmara do sempre decisivo mês de maio, Jesus pode ser o grande vencedor da época ou um derrotado. Se for campeão, ganha ainda mais força a ideia de que Jesus é o especialista no campeonato português. Que mesmo podendo não ter perfil para treinar em grande na Europa, é um mestre da tática na lusitana competição. Porque tanto ganha no Benfica como no Sporting. Porque já aprendeu e não falha nos momentos decisivos da época. Porque trocou o clube que com ele ganhava pelo clube que com ele começou a ganhar.

Se o Benfica for campeão, Luís Filipe Vieira é a figura da época. Prova que é com ele que o Benfica ganha. Que é campeão sem Jesus. Que foi obrigado a improvisar um treinador. Que o soube segurar quanto todos o queriam despedir, em novembro. Que é possível vencer com portugueses formados no Seixal e sem ter o plantel mais caro. Que o Benfica volta a ser "tricampeão" quase quarenta anos depois.

Tudo isto vai depender de um ou dois pontos, de um dois jogos e da terrível sentença "resultadista" que o futebol impõe.

É cruel, depende de pormenores e nem sempre é justo. Mas todos concordarão que se o Benfica perder o campeonato de nada vale a boa época na Champions, nem uma eventual vitória na taça da liga. E que Vieira será crucificado por ter perdido Jesus para Bruno de Carvalho.

Mas se o 35 chegar à Luz, não faltará quem lembre que, na última meia dúzia de anos, Jesus perdeu dois campeonatos para Vítor Pereira, um para Villas-Boas e outro para Rui Vitória. Que é líder muitos meses mas falha na hora das decisões e que para ficar em segundo não valia a pena gastar 5 milhões, por ano, num treinador.

Bruno de Carvalho tem menos a perder e a ganhar. Se há um novo fôlego no leão a ele se deve e já se nota há algum tempo. Se houver título para o Sporting, Jesus não vai repartir os louros com ninguém. E para Rui Vitória, mutatis mutandis...

Jesus ou Vieira? Desta vez, só um deles pode ganhar e ser a figura do ano no futebol português.

E a esta hora já alguém perguntou: então não é o FC Porto o principal derrotado da época? Sim e Não.

Sim, porque ficou em terceiro. Não, porque não chegou a gerar expectativa de vitória ao ponto de ter destaque para ser derrotado. Talvez essa seja a principal derrota no Dragão - o papel secundário que o FC Porto teve esta época em Portugal.

pub