A hora de parar de queimar milhões

Este é o dia em que o Governo decide uma nova estratégia para a abandonada floresta, uma das principais riquezas do país, que vamos queimando impunemente todos os verões.

Fazer um registo dos terrenos, obrigar a uma gestão profissional, que se adivinha rentável, criar uma rede de prevenção de incêndios com verdadeira dimensão nacional e em grande articulação com quem vive no interior, proibir a plantação de novas áreas de eucaliptos, são apenas alguns dos passos de um caminho que se abre, na busca de tanto tempo perdido onde se queimaram milhões e milhões de euros. 


Será preciso uma forte vontade política, mas também uma determinante competência técnica para tudo isto resultar. A floresta não se muda por decreto e esta é mesmo a hora de simplificar processos, abrir horizontes e atrair para a gestão do espaço verde novos investidores. 

Ficaremos todos a ganhar se este caminho resultar. O turismo terá ainda mais espaço para crescer, criando novos empregos e riqueza, a indústria da madeira terá mais matéria-prima de qualidade, as populações do interior e os proprietários dos terrenos terão uma outra fonte de rendimento e todos deixaremos de ter uma pesadíssima fatura para pagar todos os verões. 

O tema é importante, estruturante e levou a equipa do Jornal 2 a decidir fazer esta quinta a informação da RTP2 em direto da Lousã, onde vai acontecer este Conselho de Ministros. Queremos alargar ainda mais o debate e perceber até onde vai a mudança, às 21.30 na RTP2.

pub