A RTP de que tanto gosto

A ideia de criar uma outra abordagem dos temas do ano que agora chega ao fim levou esta pequena equipa do Jornal 2 a desafiar cinco músicos para uma conversa, musicada. A ideia foi crescendo, sendo apurada, burilada, com a soma de opiniões de cada um dos setores.

Há aquela lenda que fala dos impossíveis na RTP, empresa pesada, onde sair do formato é coisa que causará mais problemas do que resultados. É mesmo uma lenda. Foram os realizadores que acrescentaram tanta coisa na forma, os iluminadores que fizeram a magia do cenário, a fabulosa equipa do som que se empenhou e garantiu que tudo se pode fazer, mesmo quando as bandas entram na nossa pequena loucura e acrescentam instrumentos e formas inovadoras de os tocar...

Foi assim com o Rui Massena, que criou um belo fora de formato de dois temas que nos encantaram; com a Manuela Azevedo na sua enternecedora simplicidade de um belo Clã...que vive numa guitarra com as cores do "Brexit"; com os Blind Zero, com uma versão única, depois de se enamorarem pelo nosso belo piano, num som acústico tão bonito; com o Tatanka e a sua estrela que nos desmancha na sua genial simplicidade; e com as Vozes da Rádio que fazem uma grande orquestra com o mais simples dos instrumentos.

Termino a semana antes do Natal com o mais rasgado dos sorrisos. Sei que a Maria, a nossa produtora, tem mesmo que meter férias, que o Rui Sá fugiu para o sul de França, mas tenho a certeza de que estaremos cá todos de novo já para a semana.

Não sei se o segredo destes dias é a ilimitada capacidade criativa que uma equipa motivada acaba por ter.

Não sei se é o sair do formato que nos acrescenta doses de adrenalina que contagiam todos os que desafiamos a virem cá deixar a sua opinião e são tantos e tão bons.

Sei que vou até ao fim do mundo com aqueles que nunca disseram não a qualquer desafio ou o consideraram impossível. Senti isso ao longo do ano com o Jornal 2 e com o que de novo vamos pedindo em cada dia, e pedimos sempre tanto.

A RTP tem um leque fabuloso de profissionais que querem desafios, incentivos para se fazer um serviço público de grande qualidade. Estou imensamente grato por fechar mais um ano a fazer este Jornal.

Venha lá o 2018, que cá estamos para o agarrar...estou aqui com uma ideia...

pub