Uma lei para os donos dos cães

O debate é cíclico, sempre que temos um acidente e damos atenção a todos os outros que continuam a acontecer. Serão os cães o perigo?

Não o serão também os donos, que ignoram o que já foi legislado e insistem em treinar os dóceis animais para os tornarem verdadeiramente perigosos e agressivos? 


Já tivemos este debate, já foram alteradas leis, mas falta dar um pulo na educação e na responsabilidade coletiva para sermos verdadeiramente exigentes como cidadãos. 

Quantas vezes permitimos que um cão ande sem trela e sem açaime ao nosso lado sem nos indignarmos? A mudança começa sempre em cada um de nós e será sempre efetiva à medida que cada sociedade se torne verdadeiramente exigente na qualidade da cidadania de todos. 

O problema não são os cães, são os donos, ferozes que encarnam naquele animal o pior que tentam esconder numa capa de dócil humano. Conheço cães grandes, que se comportam como o mais doce dos gatos de casa, mas também já assisti a cenas verdadeiramente assustadoras com animais treinados à semelhança dos que lhes seguram a trela. 

Como em tudo, ou quase tudo, é uma questão de educação. O problema não é de todo os cães…

pub