Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Gandhi, Einstein, Von Braun, esses pés de chumbo

Dono de inestimável grandeza no seu Humanismo, não consta que Ghandi fosse grande coisa no domínio do esférico. A Von Braun, admito, talvez se pudesse pedir a Lua, dificilmente que fosse grande no futebol de rua. E se pensar em Einstein, o suprassumo teórico da relatividade, dificilmente não lhe relativizaria a capacidade de jogar forte de cabeça. Em qualquer dos casos, se o fizesse, o mínimo que diriam de mim é :“este tipo não está bom da bola”.

É por estas e por outras que me espanta a quantidade de predicados cobrados nos últimos dias, entre ira e sobressaltos, a Cristiano Ronaldo.

Rei do Mundo da bola, talvez do dos ordenados, a Ronaldo vi exigir nos últimos tempos que fosse Gandhi no Humanismo, o Von Braun de todos os sonhos estrelados deste Mundo e do outro, o Einstein de todas as coisas relativas que se querem – exigem! - concretas.

O resolvedor da crise de golos, da crise de expectativas, da crise de forma… Quiçá pudesse dar um jeito à da Economia…

Sim, em boa verdade… a culpa é do Ronaldo. Quem o mandou, naquele dia, limpar a Suécia e rebentar com a porta do Mundial do Brasil para nos fazer entrar, quando já estávamos quase a fazer zapping? Quem o mandou ser Rei de Espanha, dos goleadores, da Champions, da Irina, dos patrocínios, da Madeira e Porto Santo…

Ao melhor do Mundo da bola, não consigo entender porquê, exige-se sem rebuço (buço ainda menos!) que seja o dono do melhor gesto em qualquer instante, do mais solidário encanto em qualquer recanto, o exemplo maior no estar, no vestir e no falar…

Em que parte da história perde um indivíduo – ele, eu ou tu, se por má ou boa sorte calhar ser rei da bola - o seu direito à banalidade, à normalidade, em alguma fracção de vida?

Sorte a vossa, Braun, Einstein e Gandhi, terem nascido virtuosos, fora da caixa… mas fora da bola!

Senão, meus sortudos pés de chumbo, o Mundo ainda vos cobraria uma pena vitalícia, de chuteiras em riste, a dar pontapés na atmosfera, toques sem fim, daqui aos Champs Elysées.

E Mandela, Madre Teresa, Papa Francisco… Cuidado! Fait attention!!

pub