Ainda não decidi se acho que andamos a brincar com as palavras ou com a Liberdade quando usamos a expressão "jogador livre". Ou se "apenas" usamos de um lamentável automatismo para estafar a exatidão do que dizemos e, dizendo-o, fazemos dizê-lo sem pensar.

Diz-se livre o jogador que não tem contrato a partir da data x. Em qualquer outra área do mercado, chamamos aos indivíduos nessa condição... desempregados. Com ironia qb, diríamos da coisa que o futebol até usa um ângulo positivo na forma de definir um problema. Ou que a perspetiva de novo emprego do futebolista é sempre tão boa que tal justifica a diferença. 


Corrijam-me se estou errado: Diz-se ser livre um jogador que não tem que prestar contas ao anterior clube na hora de encontrar o seguinte. Desde que tenha o acordo do seu empresário e respetivos representantes legais, anónimos ou conhecidos financiadores, desde que todos estes aceitem o montante das respetivas comissões. Desde que a legislação do país de destino o permita, as normas da UEFA ou da FIFA, que o clube que o formou seja remunerado por isso.

E talvez o indivíduo até possa voltar a falar em público, por alguns dias, livre da autorizaçao da direção, do treinador e da assessoria do clube de onde sai, nesse período apenas sujeito à triagem do empresário, do advogado, do especialista em media e do guru das redes sociais.

Com tantas dúvidas pessoais quanto ao preço/cotação/valor da Liberdade, para eu próprio não perder o foco, fui ao Priberam "pescar" 3 definições base.

Leia e, como dizia a Vera Roquette... Agora Escolha:

li·ber·da·de
(…) Direito de proceder conforme nos pareça, contanto que esse direito não vá contra o direito de outrem.

es·cra·va·tu·ra
(…)Condição do indivíduo privado da sua liberdade e submetido à vontade de outrem, que o considera sua propriedade.

pri·são
(…) Acto de prender. Qualquer coisa que restringe a liberdade. Laço, vínculo, cadeia. Dificuldade no movimento.

pub