Juntos é outra fruta

As exportações de frutas, legumes e flores vão de vento em popa, com um aumento anual, até outubro, três vezes superior ao das vendas totais de bens para o estrangeiro, no mesmo período. Impelidos pela crise, os produtores começaram a entender que, avançando juntos, têm mais possibilidades de sucesso exportador.

1. A TriPortugal formou-se como um Agrupamento Complementar de Empresas para ganhar músculo lá fora. São três produtores frutícolas que concorrem no mercado nacional mas associaram-se para tentarem vencer juntos além-fronteiras. Conseguiram. A TriPortugal é já o maior exportador nacional de pêra-rocha - e de maçãs e ameixas -, que vende para todo o mundo.

2. Também em 2015, quinze OP's (organizações de produtores) nacionais associaram-se para fornecerem, em conjunto, a cadeia alemã de distribuição Lidl. Por conta dessa parceria, a Alemanha tornou-se no quinto maior cliente de fruta portuguesa. Um ano antes era o décimo.

3. Portugal é referência também nos frutos vermelhos. As exportações para a Alemanha, por exemplo, triplicaram, e para alargar este potencial exportador já existente, quatro produtores do norte, associados na Bfruit, alargaram essa parceria a mais de uma centena de produtores de todo o país.

4. Estes casos lembram-me uma conversa que tive, há uns anos, com uma alemã de Leipzig, voluntária num centro de distribuição de roupa a famílias carenciadas. Falava-lhe do espírito de "quinta" que prevalece em Portugal e de como é difícil, por vezes, juntar energias para um objetivo comum.

E ela, genuinamente espantada, dizia-me que na Alemanha, ao contrário, ninguém dava um passo sem antes se associar.

5. Não somos alemães. Não temos o mesmo sentido coletivo que levou, por exemplo, o Bayern de Munique a salvar o rival Borussia de Dortmund da bancarrota, para garantir a competitividade do futebol alemão (que anos depois voltaria a dar cartas nas provas internacionais de clubes e seleções).

6. Nem temos a tradição germânica de associativismo, que os alemães tão bem souberam enxertar no sul do Brasil, criando ali um "país" diferente do resto do território brasileiro. Mas sobejam os exemplos de como, também em Portugal, se vai tomando a consciência de que, quando sabemos avançar juntos - e ser perseverantes, outra velha pecha nacional -, os resultados são realmente outra fruta.

pub