“Quesaf***!”

Berlusconi é que sabia. Quando, em 1994, conseguiu aprovar uma lei que acabava com as penas de prisão para a maioria dos crimes de corrupção, fê-la entrar em vigor depois do apuramento da Itália para a final do Campeonato do Mundo, contra o Brasil. O problema foi que a “squadra azzurra” perdeu essa final nos penaltis e a frustração dos italianos foi dupla. Frustração pela derrota e pelas imagens de políticos e gestores públicos a sairem em liberdade das cadeias onde estavam presos preventivamente. Mas Berlusconi sabia. Sabia que, se a Itália tivesse ganho, o povo italiano diria, como Ronaldo, “quesaf*** a corrupção!”

As coisas andam beras.

A gente barafusta mas a ameaça de sanções não nos desampara a loja. O amigo Schäuble, de quem ninguém gosta mas que continua a ser um dos donos disto tudo, até já fala num novo resgate a Portugal. Depois disse que não, que não era bem isso o que queria dizer, mas insistiu no puxão de orelhas: temos que cumprir as regras.

Para lá de Badajoz, nuestros hermanos continuam sem conseguir inventar uma “geringonça” qualquer que governe.

E dá-se agora menos por ela, porque o aperto na Rota dos Balcãs reduziu o fluxo, mas a crise dos refugiados continua sem solução à vista. Só na Alemanha entraram, em junho, mais vinte mil refugiados – mais de 200 mil, desde o início do ano.

O Brexit veio aumentar a confusão. Os efeitos económicos já se sentem e Constâncio vai avisando que o melhor mesmo é começarmos a pensar em pôr algum dinheiro de parte para salvar mais uns bancos, não vá o diabo do Brexit tecê-las.

Também à conta do Brexit, o Reino Unido prepara-se para ter outra vez uma mulher conservadora como primeira-ministra, depois de Thatcher.

Mas nunca nada é mau para toda a gente ao mesmo tempo, e assim acontece com a saída do Reino Unido. Durão Barroso vai para o Goldman Sachs para ser consultor especial do Brexit. Há quem não aprecie, mas não é o caso de Marcelo Rebelo de Sousa, que gosta de ver portugueses reconhecidos em lugares cimeiros.

Lembrando outros tempos, de má memória, a NATO volta a mostrar os dentes à Rússia e decide enviar mais tropas para a Europa de Leste. A guerra está outra vez a ficar fria.

Nos EUA, as relações raciais estão como sabemos, sempre prontas a explodir a qualquer momento. Agora foram cinco polícias brancos mortos por snipers, em Dallas.

E a Caixa, senhores, a Caixa! Centeno veio falar num desvio de três mil milhões e o Estado prepara-se para entrar com mais 5 mil milhões no banco de todos nós. Mas, como diria o nosso Cristiano Ronaldo, “quesaf***” isso tudo! Vamos mas é a Paris bater porque batemos bem. Queremos é ver Portugal campeão, carago!

pub