Um certo ar de filhos e enteados

Enquanto por cá o Governo se entregou a uma alquimia orçamental para agradar a Bruxelas e evitar sanções por défices excessivos, em Londres David Cameron rejubila com as cedências europeias que poderão permitir ao Reino Unido ter, como ele diz, “o melhor de dois mundos”.

1. Por medo do “Brexit”, Donald Tusk concedeu que o Reino Unido tem o direito a ficar quatro anos sem dar apoios sociais a trabalhadores imigrantes e sugeriu pôr por escrito que o país terá sempre uma palavra a dizer nas decisões sobre a união monetária, de que não faz parte. Ainda abriu caminho ao alargamento dos poderes nacionais e ao “reforço do mercado interno” com “menos fardos administrativos”. No fundo, satisfez quase por completo a vontade de Cameron.

2. São novas concessões a um país habituado a estar na UE com um pé dentro e outro fora, beneficiando ao máximo do mercado comum e procurando evitar chatices. O Reino Unido já está fora do euro, fora do espaço Schengen, fora da Carta dos Direitos Fundamentais, imune a muita legislação nas áreas da justiça e assuntos internos, e pode em breve cantar novas vitórias.

3. Esta Europa das cedências contrasta com a Europa das ameaças e das exigências a países como Portugal, a Grécia ou a Itália. Pode ser que as situações não sejam comparáveis. Pode até ser que uma eventual saída do Reino Unido tenha efeitos geopolíticos significativos no equilíbrio interno da UE, e que, por isso, seja necessário a todo o custo evitá-la. Mas a Europa continua sem se livrar da suspeita de que existe uma Europa das medidas excepcionais, para uns, e outra das medidas adicionais, para outros.

4. Entretanto, soube-se que Costa terá ameaçado bloquear o acordo com o Reino Unido – que precisa de unanimidade no Conselho Europeu –, se Bruxelas não cedesse um pouco nas negociações sobre o orçamento português. O Governo nega que o tenha feito, mas se o fez, fez muito bem. Porque, nesta Europa onde por vezes parece haver filhos e enteados, é preciso dizer que somos pequeninos mas não somos parvos.

pub