Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

P.R.E.C*

A seleção nacional de futebol terminou a dupla jornada de apuramento para a fase final do campeonato do Mundo da Rússia em 2018 com duas vitórias por 6-0. É verdade que os adversários – Andorra e Ilhas Faroé – não eram dos mais difíceis mas só uma equipa competente e madura foi capaz de resolver, a tempo e horas, e sem dramas, uma situação que, quando se facilita, pode mesmo tornar-se num verdadeiro bico-de-obra. E exemplos na história recente do nosso futebol sobre como não conseguir ultrapassar um adversário manifestamente inferior não faltam, pelo que tudo está bem quando acaba bem.

Depois da escorregadela que foi o jogo de estreia com a Suíça e depois de encerrados os festejos da vitória no campeonato da Europa, voltamos a ter uma equipa pragmática, ou seja, focada e concentrada na vitória, ao mesmo tempo que, tal como já tinha sido mais ou menos anunciado por Fernando Santos, começou a fazer o seu natural e normal P.R.E.C – Processo de Renovação em Curso – com a chamada de muitos jogadores que dão os seus primeiros passos na equipa nacional mas que, percebe-se facilmente, vieram para ficar.

No jogo com Andorra o selecionador nacional deu a titularidade a João Cancelo, 22 anos; Raphael Guerreiro, 22 anos; Bernardo Silva, 22 anos; André Gomes, 23 anos e André Silva, 20 anos. Já no jogo com as Ilhas Faroé João Cancelo; André Gomes e André Silva repetiram a titularidade a que se juntaram Wiliam Carvalho, 24 anos e João Mário, 23 anos. Do banco saiu ainda, nos dois jogos, Gelson Martins, 21 anos e por lá ficaram sem se mexer Renato Sanches, 19 anos e Nelson Semedo, 22 anos. Se a estes juntarmos o talento dos consagrados Rui Patrício, Pepe, José Fonte, Quaresma, Nani e Ronaldo acho que poderemos ficar descansados quanto ao presente e acima de tudo quanto ao futuro da seleção nacional.

Com a renovação da seleção principal em curso e a ser feita ao mesmo tempo em que a equipa ganha. É sempre muito melhor introduzir mudanças e trabalhar sob vitórias. Com as seleções jovens a trabalharem muito e bem: vêm aí mais uma série de grandes eventos como o mundial de sub-20, agendado para maio/junho do ano que vem na Coreia do Sul, bem como o europeu de sub-21 que vai decorrer na Polónia em junho de 2017. 


Aliás, nesta seleção comandada por Rui Jorge há mais alguns jogadores que podem a curto/médio prazo chegarem à seleção principal com destaque para Rúben Semedo, André Horta, Rúben Neves, Diogo Jota ou Gonçalo Guedes. Qualidade é mesmo o que não falta neste PREC do futebol português muito mais tranquilo e eficaz do que o outro que alguns de nós vivemos há cerca de quarenta anos.

PS: O ingresso de Quim Machado, no Belenenses, depois de ter assinado pelo Santa Clara de Ponta Delgada é algo que merecia ser explicado em nome da transparência. Aliás, o atual presidente da SAD do clube do Restelo já é repetente neste tipo de expedientes. É para evitar este tipo de coisas que em Espanha um treinador só pode treinar um clube por temporada.

*PREC – Processo de Renovação Em Curso

pub