Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Presidente da República promulga Orçamento do Estado para 2015

por Lusa
Miguel A. Lopes, Lusa

Lisboa, 30 dez (Lusa) - O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, promulgou hoje o Orçamento do Estado para 2015, indica a página da Assembleia da República.

O diploma, aprovado em votação final global pela maioria PSD/CDS-PP, com os votos contra de todas as bancadas da oposição e dos quatro deputados eleitos pela Madeira, deverá assim entrar em vigor a 01 de janeiro, tendo ainda de ser publicado em Diário da República.

O Orçamento do Estado estava em Belém desde dia 18 de dezembro.

Apesar da promulgação, o Presidente da República poderá ainda pedir a fiscalização sucessiva de algumas normas, tal como aconteceu em 2013, não existindo, neste caso, prazo limite para o Tribunal Constitucional se pronunciar.

Ao contrário de todos os outros orçamentos do executivo liderado por Pedro Passos Coelho, até agora nenhum partido manifestou a intenção de enviar para fiscalização sucessiva o Orçamento do Estado para o próximo ano.

No entanto, o Provedor de Justiça, José Faria da Costa, anunciou em meados de dezembro que requereu ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva da constitucionalidade de três medidas do diploma, entre elas os cortes salariais aplicáveis aos funcionários das empresas públicas e respetiva reversão em 20% em 2015.

O Orçamento do Estado para 2015 foi aprovado em votação final global a 25 de novembro pela maioria PSD/CDS-PP, com os votos contra do PS, PCP, BE, PEV e dos quatro deputados do PSD eleitos pela Madeira (Hugo Velosa, Guilherme Silva, Francisco Gomes e Correia de Jesus). O deputado do CDS-PP Rui Barreto absteve-se.

Entre as principais medidas aprovadas está a manutenção da sobretaxa de 3,5% em sede de IRS e o crédito fiscal que poderá devolver parte do imposto pago.

Do Orçamento para o próximo ano consta também a redução da taxa do IRC para 21% em 2015, medida aprovada sem o apoio do PS, já que os socialistas decidiram 'romper' com o acordo com o Governo para a descida gradual do imposto e propuseram manter a taxa nominal do imposto nos 23% no próximo ano.

Tópicos
pub