Raúl Vaz diz que iniciativa das subvenções vitalícias é no mínimo inoportuna

por Sandra Henriques

O comentador da Antena 1 de assuntos políticos Raúl Vaz considera que é inoportuna a aprovação da reposição das subvenções vitalícias a antigos políticos.

“Parece-me ser um exemplo do pior que existe numa articulação que é denominada Bloco Central. Esta iniciativa é no mínimo inoportuna”, afirma.

Ouvido pelo jornalista Nuno Rodrigues, o comentador defende que os políticos que assumiram esta iniciativa na quinta-feira com o argumento da constitucionalidade da norma “estão fechados no seu quadrado, não ouvem a rua, e a rua que em democracia também conta”.

Raúl Vaz lembra que muitos daqueles que defendem a medida falam em demagogia, o que é uma leitura possível, mas “Portugal vive uma situação anómala em termos negativos”.

A norma foi aprovada na quinta-feira com os votos a favor de PSD e PS. O PCP e o Bloco de Esquerda votaram contra, enquanto que o CDS absteve-se. Os bloquistas pediram desde a chamada avocação do artigo, que obriga a uma nova votação em plenário, sobrepondo-se à votação em comissão.

pub