Ana Catarina Monteiro quer repetir final dos 200 mariposa

por Lusa
Ana Catarina Monteiro anseia chegar à final dos 200 mariposa D.R.-FPN

A recordista portuguesa dos 200 metros mariposa, Ana Catarina Monteiro, parte para os Europeus de natação com o objetivo de repetir a presença na final, como sucedeu em 2018, e sempre com o foco nos Jogos Olímpicos Paris2024.

Estes Europeus são o culminar da época, quero estar ao nível das minhas melhores marcas e repetir a final de Glasgow em 2018, na qual fui quinta”, disse a nadadora do Clube Fluvial Vilacondense à agência Lusa, lembrando que nos Europeus do ano passado, em Budapeste, ficou à “porta da final”, numa altura em que “estava a recuperar de covid-19”.

Ana Catarina Monteiro, que no ano passado conseguiu nos Jogos de Tóquio2020 a primeira meia-final olímpica da natação feminina portuguesa, assume que os Europeus, que começam na quinta-feira em Roma, “são o grande objetivo da época”.

No início de julho, a recordista nacional dos 200 metros mariposa (2.08,03 minutos) conquistou a medalha de prata nos Jogos do Mediterrâneo, feito que classifica como “um bom indicador” para o grande objetivo, que é marcar presença nos Jogos Olímpicos Paris2024.

Quando acabei a prova em Tóquio o foco foi colocado em Paris, os mínimos de apuramento mantêm-se iguais aos de Tóquio, até ao momento tudo está a correr como previsto”, assume a nadadora, de 28 anos.

Ana Catarina Monteiro, que nos Europeus vai também participar nos 100 metros mariposa, junta-se a outros nove nadadores que representarão Portugal em Roma nas provas de natação pura: Ana Rodrigues, Camila Rebelo, Diana Durães, Tamila Holub, Rafaela Azevedo, Diogo Matos Ribeiro, Francisco Santos, João Costa e Gabriel José Lopes.

Nos Europeus de Roma, que decorrem até dia 21, Portugal estará também representado nas competições de águas abertas e natação artística.


pub