Cavendish vence ao `sprint` primeira etapa da Volta a Abu Dhabi, Rui Costa 17.º

por Lusa
Legenda da Imagem

O ciclista britânico Mark Cavendish (Dimesion Data) assumiu hoje a liderança da Volta a Abu Dhabi, ao vencer ao 'sprint' a primeira etapa, com o português Rui Costa (UAE Emirates) a terminar no pelotão, em 17.º.

Num final de etapa marcada por sucessivas quedas, Cavendish manteve-se em 'pé' e impôs-se sobre a meta ao alemão Andre Greipel (Lotto Soudal), segundo classificado, e ao italiano Niccolo Bonifazio (Bahrain-Merida), terceiro.

Depois de um bom trabalho de suporte da sua equipa, Cavendish arrancou imparável nos últimos 150 metros, ultrapassando Bonifazio e resistindo à perseguição de Greipel, para cumprir os 188 quilómetros em 4:37.06 horas.

"Se tivesse perdido, tinha sido exclusivamente por culpa minha. Foi o mesmo final do ano passado, em que fui apenas terceiro, depois de termos cometido alguns erros. Corrigimos desta vez e ganhámos", afirmou Cavendish, após selar o primeiro triunfo da temporada.

Face às quedas, muitos ciclistas não disputaram o 'sprint', casos do germânico Marcel Kittel (Quick-Step Floors) e do australiano Caleb Ewan (Orica-Scott), sendo que espanhol Alberto Contador (Trek-Segafredo) também caiu e teve de ser 'recolocado' no pelotão pela sua equipa.

No início, a tirada ficou marcada por uma fuga de seis ciclistas - entre os quais o italiano Manuele Mori, companheiro de equipa de Rui Costa -, que tiveram um máximo de quatro minutos de avanço sobre o pelotão.

A 35 quilómetros da meta, já só três ciclistas resistiam na frente, mas com o pelotão, liderado pelas equipas Lotto Soudal e Quick-Step Floors, muito próximo, com pouco mais de um minuto de desvantagem.

A etapa estava destinada a ser discutida ao 'sprint' e foi isso que aconteceu, com as equipas dos especialistas a aproveitarem a estrada plana para reagrupar e promover uma discussão sobre a meta, onde Cavendish se impôs.

O britânico lidera, assim, a geral, com quatro segundos de avanço sobre Greipel e Mori e seis face a Bonifazio, enquanto Rui Costa é 20.º, a 10.

pub