Covid-19. Trump tem urgência no regresso do desporto

por Mário Aleixo - RTP
Donald Trump tem pressa de ver o desporto em ação Youtube

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ambiciona que as competições desportivas sejam retomadas "assim que possível", como fez questão de mencionar em conversas telefónicas com os responsáveis pelas ligas profissionais.

"Eu quero os adeptos de volta aos recintos. Assim que estivermos prontos, assim que for possível, obviamente. E os adeptos também querem regressar. Eles querem ver basquetebol, basebol, futebol (americano) e hóquei (no gelo). Eles querem ver os seus desportos", disse Trump, depois destes contactos, num "briefing" na Casa Branca.

Uma fonte citada pela agência noticiosa AP disse que Trump se manifestou confiante que o arranque da Liga norte-americana de hóquei no gelo (NHL), marcado para 10 de setembro, vai contar com público nos pavilhões.

NBA, NHL, NFL (Liga de futebol americano) e a MLB (de basebol) estiveram representadas pelos seus comissários, Adam Silver, Gary Bettman, Roger Goodell e Rob Manfred, respetivamente, sem que nenhuma destas estruturas tivesse reagido a estes contactos.

Uma outra fonte da AP deu conta das preocupações do representante da NBA na conclusão da competição atual, sem que haja riscos para a saúde pública, depois de ter sido a primeira modalidade a suspender os seus jogos.

Trump também manteve contactos com representantes de outros desportos, como golfe, automobilismo, lutas, futebol e corridas de cavalos.

Os Estados Unidos ultrapassaram sábado a barreira dos 300.000 casos de infeção e 8.162 mortes com o novo coronavírus, segundo uma contagem da universidade norte-americana Johns Hopkins.

pub