Europeus2022. Afonso e Dinis Costa na final de double-scull ligeiro

por Lusa
Afonso e Dinis Costa na final de double-scull ligeiro do Europeu2022 D.R.-FPR Facebook

Os remadores Afonso e Dinis Costa apuraram-se para a final de domingo dos europeus multidesportivos de Munique, com o segundo lugar na repescagem de double-scull peso ligeiro.

Na pista três, e com apenas duas vagas para a regata das medalhas, os irmãos Costa tinham missão dificil, mas foram sempre em segundo lugar nos pontos intermédios dos 500, 1.000 e 1.500 metros, acabando superados somente pela República Checa, quarta em Tóquio2020 e batendo, pela primeira vez, a Espanha, que tinha sido sétima no Japão.

Portugal terminou a sua prova em 6.53,63 minutos, a 1,81 segundos da República Checa (6.51,82), enquanto a Espanha ficou mais de seis segundos atrás dos lusos, com 6.59,82.

A dupla portuguesa tem como grande meta o apuramento para Paris2024, que decorre nos Mundiais de 2023.

"Queremos ser os melhores dos melhores"

O objetivo agora é domingo, o resultado faz-se aí. Estamos nos seis primeiros, na final, demos mais um passo, sólido, até como equipa. Claro que vamos para as medalhas, não estamos aqui para ser os piores dos melhores, mas os melhores dos melhores”, vincou Afonso Costa.

É um bom prognostico para nós, estamos entre os melhores, com vários medalhados olímpicos. Provámos que temos valor, mas ainda temos trabalho para fazer. A prova não acabou aqui, o resultado faz-se domingo e vamos estar lá para lutar pelos lugares de topo”, reforçou.

A dupla portuguesa esteve sempre em posição de apuramento, cumprindo os pontos intermédios dos 500, 1.000 e 1.500 metros no segundo lugar, numa regata em que deram “tudo por tudo”.

Tivemos de dar o que não tínhamos para conseguir este lugar e na final é encontrar novos limites para fazer o melhor possível por Portugal”, acrescentou Dinis Costa.

O irmão Costa mais novo assumiu que em Munique “a final era o mínimo” que ambicionavam, numa preparação feita “com passos sólidos para o objetivo Paris2024”.

Fomos com tudo, sabíamos do que éramos capazes, e foi o que fizemos. O objetivo ainda não está cumprido, que é Paris2024. Isto é apenas um passo, somente mostrámos que estamos no bom caminho e é para lá que nos vamos atirar”, sublinhou.

Passado promissor

Portugal esteve representado no remo olímpico em Pequim2008, com o oitavo lugar de Pedro Fraga e Nuno Mendes, que em Londres2012 conquistou o quinto lugar.

Depois do hiato no Rio2016, Pedro Fraga e Afonso Costa devolveram a modalidade aos grandes palcos internacionais em Tóquio2020, com o 13.º lugar.

A segunda edição dos campeonatos Europeus multidesportos está a decorrer em Munique até 21 de agosto e reúne nove modalidades, estando Portugal representado em sete, nomeadamente atletismo, canoagem, ciclismo, ginástica artística, remo, ténis de mesa e triatlo.

pub