FC Porto vence Sporting e apanha os "leões" na liderança da Liga de basquetebol

por Mário Aleixo-RTP
FC Porto-Sporting em basquetebol é sempre um jogo vibrante Manuel de Almeida-Lusa

O FC Porto venceu o clássico da 21.ª jornada da Liga portuguesa de basquetebol, frente ao Sporting, por 81-78, após prolongamento, e igualou os "leões" na liderança da prova.

Embora empatados no primeiro lugar, o Sporting tem vantagem sobre o FC Porto, uma vez que em Alvalade venceu os azuis e brancos por seis pontos de diferença e agora, no Dragão, perdeu o jogo por três.

Dois triplos consecutivos de Travante Williams davam o sinal de um Sporting eficaz no arranque da partida e motivava o primeiro desconto de tempo de Moncho López, que não queria ver os "leões" a fugir mais no marcador (6-11). Uma paragem que se revelou acertada, já que o FC Porto não só recuperou a diferença, como terminou o primeiro período na frente, por um ponto (18-17), através de um triplo de Jalen Riley.

Os "dragões" com muita dificuldade em jogar nas zonas perto do cesto, apostavam invariavelmente no jogo exterior e não era de estranhar que a estatística do FC Porto mostrasse, no final da primeira parte, 20 tentativas de lançamentos triplos, contra 14 de dois pontos.

Do lado sportinguista, James Elisor começava a aparecer no jogo, depois de ter estado apagado nos minutos iniciais pela defesa de Francisco Amarante. Os seus 12 pontos marcados ajudavam o Sporting a descolar no marcador e a cavar a maior diferença na partida (22-31). Da linha de três pontos, Jalen Riley empatou o jogo a 35 pontos, mas um parcial favorável de 6-0 permitiu ao Sporting ir para o intervalo com a vantagem de 35-41.

Jogo muito diferente trouxe o FC Porto para a segunda parte. Um parcial de 12-0 mostrava uns "dragões" mais diversificados na hora de atirar ao cesto e mais agressivos na defesa. A dupla norte americana Larry Gordon/Jalen Riley destacava-se na formação portista, que viu o adversário marcar apenas nove pontos no terceiro período.

Mas a vantagem de 10 pontos (57-47), que o FC Porto levava para os 10 minutos finais esfumou-se no espaço de minuto e meio. A ‘bipolaridade’ do jogo deixava o Sporting na frente (57-62), com um parcial favorável de 12-0 e sem que os ‘azuis e brancos’ conseguissem marcar nos primeiros cinco minutos do último período.

O jogo parecia bem encaminhado para uma vitória dos jogadores de Luís Magalhães, mas, a 24 segundos do fim, o FC Porto empatou a partida a 71 pontos. Uma falta no ataque sportinguista, a seis segundos do fim do tempo regulamentar, permitiu o último ataque aos "dragões", que quase evitavam o prolongamento num lançamento de Jalen Riley. Caprichosamente, a bola saltitou várias vezes no aro do cesto e acabou por não entrar, obrigando a tempo extra.

Um triplo de Tanner Mcgrew abriu o prolongamento para o FC Porto e outro de Larry Gordon, o jogador mais valioso do jogo, com 30 pontos e nove ressaltos, dilatou a vantagem que, desta vez, os azuis e brancos não deixaram fugir.

c/Lusa

pub