Fran Crippen morre durante Taça do Mundo de Maratona

por Pedro Araújo Pina c/ LUSA

O norte-americano Fran Crippen morreu hoje de causas ainda desconhecidas durante a última manga da Taça do Mundo de Maratona, a decorrer em Fujairah, Abu Dhabi, segundo informação da Federação Internacional de Natação (FINA).

Num comunicado da federação podia ler-se: "Com imenso pesar, a FINA lamenta a morte do nadador de águas abertas Fran Crippen (...) e dirige, neste momento, a toda a comunidade da natação, à família e aos amigos as mais sinceras condolências".

Alguns atletas que também participavam na prova deram pela falta do nadador de 26 anos, pelo que se iniciaram de imediato as operações de salvamento.

Fran Crippen acabou por ser encontrado inconsciente, e foi conduzido de imediato a um hospital, onde acabou por falecer. As autoridades abriram já uma investigação e as primeiras indicações apontam para um golpe de calor por cansaço como causa de morte, algo que poderá ter acontecido durante a terceira de cinco voltas.

Crippen começou a nadar aos seis anos e em 2006 transitou da piscina para águas abertas. O nadador alcançou os seus melhores resultados nos mundiais de Roma, em 2009, com um terceiro lugar nos 10 quilómetros, classificação que repetiu este ano nos mundiais de Roberval, no Canadá, desta vez na prova de 5 quilómetros.
pub