Jeini Shao no mapa principal do Europeu de ténis de mesa

por Lusa

A atleta Jeini Shao foi hoje a única portuguesa a qualificar-se diretamente para o mapa principal do Campeonato da Europa individual de ténis de mesa, que decorre na cidade espanhola de Alicante.

Em pares mistos, a dupla constituída por Diogo Chen e Jeini Shao impôs-se por 3-0 (11-8, 11-7 e 11-7) aos checos Tomas Tregler e Dana Cechova, apurando-se para os 16 avos de final, nos quais ainda hoje vai defrontar o duo espanhol composto por Jesus Cantero e Maria Xiao.

Jeini Shao efetuou um percurso 100% vitorioso no grupo 16, impondo-se nos três encontros que disputou pela mesma margem (4-1), o último dos quais hoje, frente à romena Adina Diaconu, pelos parciais de 11-3, 11-9, 8-11, 11-9 e 12-10.

Leila Oliveira terá de disputar uma ronda de acesso ao mapa principal, com a italiana Jamila Laurenti, depois de ter perdido frente à ucraniana Tetyana Ilenko, por 4-0 (11-6, 11-3, 11-3 e 11-6), no derradeiro encontro da ‘poule’ dois.

Célia Silva foi eliminada diretamente, ao terminar no último lugar do agrupamento cinco, depois de hoje ter sofrido a terceira derrota consecutiva por 4-0, desta vez frente à eslovaca Eva Odorova (11-3, 11-3, 11-6 e 11-4).

No setor masculino, Diogo Carvalho, Diogo Chen e João Geraldo, encerram ainda hoje a participação na fase de qualificação, da qual estão dispensados os compatriotas Marcos Freitas, Tiago Apolónia e Fu Yu, três dos 32 cabeças de série que têm entrada direta no mapa final.

Na edição anterior, realizada em Budapeste, em 2016, Portugal conquistou uma medalha de ouro, em pares mistos, por João Monteiro (que não poderá defender o título, por estar lesionado), uma de prata, por Fu Yu, em singulares femininos, e uma de bronze, por João Geraldo e Tiago Apolónia, em pares masculinos.
pub