José Gonçalves vence quarta etapa do Ster ZLM e veste camisola amarela

por Lusa
Legenda da Imagem

O ciclista português José Gonçalves (Katusha Alpecin) venceu hoje a quarta etapa do Ster ZLM, assumindo a liderança na penúltima tirada, depois de ter atacado a 45 quilómetros da meta.

O português cortou a meta em primeiro lugar, ao fim de 187 quilómetros, cumpridos em 4:39.47 horas, seis segundos a menos que o belga Laurens de Plus (Quick-Step Floors) e 22 em relação ao anterior líder da geral, o eslovaco Primoz Roglic (LottoNL-Jumbo), terceiro classificado.

Numa etapa com várias contagens de montanha e perfil acidentado `típico` das Ardenas, os ataques sucederam-se desde o início, mas o pelotão começou a partir-se a 45 quilómetros da meta, quando Roglic atacou em busca de aumentar a liderança e José Gonçalves, entre outros, o perseguiram.

Embora o pelotão da prova holandesa, que hoje teve uma chegada na Bélgica, tenha `condenado` esse ataque, o português voltou a tentar 20 quilómetros depois, já com a companhia de de Plus, com o duo a segurar a vantagem até final.

Gonçalves foi mais forte no `sprint`, tendo arrancado primeiro sem que o belga tenha conseguido responder, e arrebatou a `amarela` a Roglic, aproveitando as bonificações de tempo da vitória para saltar da 17.ª posição para a liderança.

"Sinto-me muito bem. Trouxe a boa forma do `Giro`. Acho que a nossa equipa é muito boa e forte. Hoje, foi a todo o gás. Tentei ir sozinho perto do fim e consegui ganhar. Estou muito feliz por vestir esta camisola e vamos fazer tudo o que pudermos para a defender no último dia", disse o ciclista, de 28 anos, no final da `etapa rainha` do Ster ZLM.

O ciclista natural de Barcelos, que este ano terminou a Volta a Itália na 60.ª posição, assegurou uma das mais importantes vitórias da carreira e a primeira do ano, depois de em 2016 ter vencido a Volta à Turquia e uma etapa da Volta a Portugal.

Roglic está agora a oito segundos do português, na segunda posição, e Plus a 10, mas a última etapa, com um traçado plano de 181 quilómetros, terminando em Oss, não deve promover alterações na geral, uma vez que a chegada deverá acontecer em pelotão compacto, ideal para os `sprinters`.

 

Tópicos
pub