K4 500 metros luso em sétimo na final dos mundiais de canoagem

por Lusa

O K4 500 metros português classificou-se hoje em sétimo lugar nos mundiais de canoagem do Canadá, no seu melhor desempenho num percurso em crescendo em Halifax.

Largando da lateral pista nove, sem poderem controlar boa parte dos adversários, João Ribeiro, Messias Baptista, Emanuel Silva e David Varela concluíram a prova em 1.22,94 minutos, a 2,10 segundos do ouro da Espanha, que bateu a Alemanha por 43 centésimos de segundo e a Ucrânia por 55.

Os oitavos classificados em Pequim2020 começaram mal nas eliminatórias, melhoraram nas semifinais e na regata decisiva estiveram mais próximos do valor que demonstraram no anterior ciclo olímpico.

Este K4 500 foi reorganizado, com João Ribeiro a assumir a liderança, passando Emanuel Silva para a posição três no barco, Messias Baptista a avançar para a dois e David Varela a ser o único na mesma posição, a quatro, numa embarcação que, assim, se apresenta nova.

Nas Taças do Mundo, com a anterior configuração, a equipa lusa conquistou um quinto e um 10.º lugares.

No domingo, João Ribeiro e Messias Baptista juntam-se na final do K2 500 metros, tripulação na qual obtiveram um ouro e um bronze nas Taças do Mundo.

Hoje, Norberto Mourão já conquistou o bronze na classe adaptada de VL2, enquanto Fernando Pimenta vai disputar as finais de K1 500 e 1.000 metros, sendo que nesta defende o título mundial.

 

Tópicos
pub