Miguel Oliveira fora dos pontos em Jerez em corrida ganha por Marc Márquez

por Lusa
Reuters

Miguel Oliveira (KTM) terminou hoje no 18.º posto e fora dos lugares pontuáveis o Grande Prémio de Espanha de MotoGP, quarta prova da temporada, ganha pelo espanhol Marc Márquez (Honda).

O piloto português terminou a 41,570 segundos do vencedor, campeão em título, que é o novo líder do Mundial de motociclismo de velocidade, com 70 pontos.

Marc Márquez concluiu as 25 voltas ao circuito Angel Nieto, em Jerez de la Frontera, em 41.08,685 minutos, deixando atrás de si os compatriotas Alex Rins (Suzuki), a 1,654 segundos e Maverick Viñales (Yamaha), a 2,443 segundos.

Miguel Oliveira perdeu uma posição no Mundial, descendo para o 17.º lugar, com sete pontos.

Miguel Oliveira perde uma posição no Mundial de MotoGP após 18.º lugar em Espanha
Miguel Oliveira (KTM) perdeu hoje uma posição no Mundial de MotoGP depois de não ter ido além do 18.º lugar na quarta ronda do campeonato, em Jerez de la Frontera.

O piloto português ficou fora dos lugares pontuáveis pela segunda vez nesta temporada de estreia na categoria rainha do Mundial de Velocidade, ao terminar o Grande Prémio de Espanha a 41,570 segundos do vencedor, o espanhol Marc Márquez (Honda), novo líder do campeonato, com 70 pontos.

Miguel Oliveira fez um bom arranque, a partir da 22.ª posição, ganhando dois lugares, apesar de ter baixado ao 21.º na primeira passagem pela linha de meta.

Marc Márquez também arrancou bem e colocou-se imediatamente na liderança, levando na sua roda o francês Fabio Quartararo (Yamaha) e o italiano Franco Morbidelli (Yamaha).

O gaulês, que no sábado se tinha tornado o mais jovem piloto de sempre a conquistar uma ‘pole position’ em MotoGP, com 20 anos e 14 dias, viria a abandonar com um problema mecânico.

A partir do meio da corrida, Márquez descolou definitivamente do pelotão, cavando uma distância de cerca de três segundos para o grupo perseguidor, encabeçado pelo espanhol Alex Rins (Suzuki) a partir da 14.ª volta.

Já Miguel Oliveira manteve um duelo com o britânico Bradley Smith (Aprilia) ao longo de toda a corrida, chegando mesmo a passar pelo 17.º posto.

No entanto, o piloto da Aprilia devolveu a manobra na última volta, relegando o português da equipa Tech3 para o 18.º, a três posições dos lugares pontuáveis, mas à frente do seu colega de equipa, o malaio Hafyzh Syahrin.

Marc Márquez concluiu as 25 voltas ao circuito Angel Nieto, em Jerez de la Frontera, em 41.08,685 minutos, deixando Alex Rins a 1,654 segundos e o espanhol Maverick Viñales (Yamaha) a 2,443 segundos.

Miguel Oliveira é agora 17.º classificado, com sete pontos, os mesmos do francês Johann Zarco, da equipa oficial da KTM, que hoje foi 14.º, atrás do espanhol Pol Espargaró, o melhor dos pilotos da marca austríaca.

"Hoje tivemos uma corrida difícil e com muitas lutas. Agora é altura de focar em Le Mans e trabalhar duro para alcançar mais uns pontos na próxima corrida", escreveu o piloto nas redes sociais.

Já Marc Márquez recuperou a liderança do Mundial, tendo agora 70 pontos, mais um do que Rins e mais três do que o italiano Andrea Dovizioso (Ducati), quarto classificado em Jerez.

No campeonato de marcas, a Honda lidera com 76 pontos, mais seis do que a Ducati e mais 55 do que a KTM, sexta e última classificada.

Em Moto2, o vencedor foi o italiano Lorenzo Baldassari (Kalex) e lidera o campeonato com 75 pontos.

Na categoria de Moto3, o vencedor foi o também italiano Niccolò Antonelli (Honda), estando agora a um ponto da liderança do campeonato, ocupada pelo espanhol Aaron Canet (KTM), que caiu.

A próxima ronda do Mundial de MotoGP será o GP de França, a 19 de maio. Antes disso, os pilotos vão efetuar um dia de testes em Jerez de la Frontera, esta segunda-feira.

 

Novo assento e novo chassis serão alvo dos testes de Miguel Oliveira em Jerez

O português Miguel Oliveira vai experimentar um novo assento e um novo chassis para a sua KTM RC16 nos testes que as equipas de MotoGP realizam na segunda-feira, no circuito espanhol de Jerez de la Frontera.

"Uma mota que funcione em Jerez dará para funcionar nos restantes circuitos da Europa. Vamos tentar encontrar a melhor afinação possível", frisou o piloto português, que espera encontrar a rapidez e o equilíbrio perdidos na quarta ronda do Mundial de MotoGP, que se disputou hoje e em que terminou na 18.ª posição.

"O plano é darmos prioridade a testar a algumas peças novas, nomeadamente o assento, que a equipa de fábrica já tem desde o início da temporada. Também vamos tratar da geometria da mota e testar o chassis novo que temos desde sexta-feira e que a ‘factory team’ [equipa de fábrica] tinha desde o início da temporada", explicou o piloto de Almada, após a corrida de hoje.

"Todos os testes são importantes quando se tem material novo. O que recebemos tem muito potencial", acredita Miguel Oliveira, que procura melhorar a rapidez para as sessões de qualificação.

"Vamos fazer o possível para pelo menos sermos mais rápidos a uma volta", frisou. Quanto ao novo banco, "é diferente no peso e muda um pouco o centro de gravidade" da mota, explicou o português à agência Lusa.

"Ainda temos de perceber as diferenças daquilo que já temos para o que vamos experimentar. Somos uma equipa com uma mente muito aberta, experimentamos coisas que a ‘factory team’ não está disposta a experimentar, a nível de afinações", revelou.

O objetivo deste dia de ensaios é fazer com que o desempenho das motas da Tech3 se aproxime do desempenho das motas da equipa de fábrica, precisou o português.

O diretor da equipa, o francês Hervé Poncharal, acredita que na próxima prova, em Le Mans, a 19 de maio, "a mota estará um pouco melhor".

"Queremos reassegurar à KTM que estamos cá para trabalhar e não queremos andar na cauda do pelotão. Por isso, seguimos por diante, trabalhando e acreditando", concluiu.

Após quatro provas disputadas, Miguel Oliveira é 17.º classificado do Mundial de MotoGP, com sete pontos.

Tópicos
pub