Número recorde de alpinistas recebe autorização para escalar Everest

por Lusa
Foto: Navesh Chitrakar - Reuters

Pelo menos 365 alpinistas receberam autorização do Governo nepalês para escalar o Monte Everest esta temporada, um número recorde depois de dois anos difíceis, devido ao terramoto do Nepal em 2015 e à avalanche que matou 16 montanhistas em 2014.

"Este ano foi dado um número recorde de permissões nos 64 anos de história [desta prática] e, se houvesse mais tempo ainda para dar permissões, o número poderia aumentar", afirmou hoje à agência de notícias espanhola Efe o porta-voz do Departamento de Turismo do Nepal, Durga Datta Dhakal, a uma semana do fecho do prazo.

O responsável especificou que, entre os 365 alpinistas que receberam autorização após pagarem 11 mil dólares, não se incluem os 'sherpas' (montanhistas locais) que ajudam na subida ao pico montanhoso mais alto do mundo, situado a 8.848 metros de altura.

Em 2016, foram 279 alpinistas autorizados a lançar-se à conquista do Everest e, em 2015, foram 265, mas estes não puderam concretizar a empreitada devido ao terramoto que aconteceu a 25 de abril e matou cerca de 9 mil pessoas no Nepal, 19 dos quais na montanha mais alta do mundo.

Este ano, entre os 365 alpinistas que vão tentar alcançar o teto do mundo, estão 25 escaladores que tinham sido forçados a abandonar as suas expedições em 2014 e 2015.

O nepalês Min Bahadur Sherchan, com 86 anos, é o mais velho do grupo que este ano vai tentar escalar o Everest.

Em 2008, o mesmo Sherchan, na altura com 77 anos, converteu-se no alpinista mais velho de sempre a conquistar o topo do mundo, mas a sua proeza foi superada pelo japonês Yuichiro Miura que em 2013, aos 80 anos, ficou com o título que o alpinista nepalês vai agora tentar recuperar.
pub