Óbito/Neno: Federação Cabo-verdiana de Futebol aponta "perda irreparável2

por Lusa

A Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) descreveu hoje como uma “perda irreparável” a morte, em Portugal, do antigo guarda-redes luso-cabo-verdiano Neno, que chegou a representar aquela seleção africana em 1983.

“É com muito pesar e grande tristeza que a Federação Cabo-verdiana de Futebol tomou conhecimento do falecimento, nesta quinta-feira, em Portugal, do antigo internacional cabo-verdiano, o guarda-redes Neno”, refere uma nota de pesar divulgada pela instituição.

O antigo internacional português Neno morreu na quinta-feira, aos 59 anos, informou o Vitória de Guimarães, clube em que o guarda-redes jogou e foi dirigente.

A FCF recorda que Neno representou a seleção de Cabo Verde por duas ocasiões na Taça Amílcar Cabral, em 1983, na Mauritânia.

“Nesta hora de dor vem, mui respeitosamente, a FCF expressar os mais sentidos sentimentos pela perda irreparável de Neno, que esteve em grandes clubes portugueses como o Benfica e o Vitória de Guimarães”, acrescenta a nota, assinada pelo presidente da federação, Mário Semedo.

Ainda durante a madrugada de sexta-feira, o Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, mostrou-se “chocado” com a morte do antigo guarda-redes Neno, recordando a “jovialidade” do seu antigo vizinho na Praia.

“Chocado com a notícia da morte de Neno, cabo-verdiano que se notabilizou como guarda-redes do Benfica, do Vitória de Guimarães e da seleção portuguesa de futebol”, escreveu Jorge Carlos Fonseca, na sua conta oficial na rede social Facebook.

Horas mais tarde, o chefe de Estado retomou a posição numa declaração oficial à imprensa no Palácio Presidencial.

Assumindo uma “consternação imensa” pela morte de uma “figura de uma simpatia e de uma jovialidade raras”, o chefe de Estado cabo-verdiano recordou que Neno, os irmãos e os pais foram seus vizinhos durante “bons anos” na Praia.

“Conheci-o, ele menino, e, depois, cruzámo-nos nalgumas ocasiões, uma das quais no Porto, num evento em que estive já como Presidente da República, e onde ele animou o ambiente cantando como gostava muito de fazer”, disse Jorge Carlos Fonseca.

Formado no Barreirense, Neno passou por Vitória de Guimarães, Benfica e Vitória de Setúbal.

Nascido na cidade da Praia, em Cabo Verde, Neno ganhou três campeonatos e três Taças de Portugal pelo Benfica, além de uma Supertaça pelo Vitória de Guimarães.

Ao serviço da seleção portuguesa fez nove encontros, entre 1989 e 1996.


Óbito/Neno: Cerimónias fúnebres realizam-se no próximo domingo
O Vitória de Guimarães informou hoje que as cerimónias fúnebres de Neno serão realizadas no próximo domingo, dia 13, e que o velório decorrerá no Estádio Dom Afonso Henriques, a partir das 9:00.

O clube minhoto informa, ainda, que será permitido o acesso ao local, pela entrada principal do estádio, mas observando normas condizentes com as restrições sanitárias em vigor, o que significa a presença máxima de 10 pessoas em simultâneo e o respeito do necessário regime de rotação, sem cruzamento entre entradas e saídas, que estarão devidamente sinalizadas.

A marcha fúnebre rumo à Igreja de S. Francisco iniciar-se-á pelas 16:45 e o Vitória de Guimarães apela a que este seja o momento da homenagem pública da sociedade vimaranense a Neno, permitindo que a mesma se estenda ao longo do trajeto, que partirá do estádio Dom Afonso Henriques e seguirá pelas avenidas de Londres, Conde Margaride, rua Paio Galvão, Toural, rua Santo António, avenida General Humberto Delgado, rua Agostinho Barbosa, Praça da Mumadona, avenida Alberto Sampaio, Largo República do Brasil e Igreja de S. Francisco.

A missa está agendada para as 17:30, com óbvias limitações de ocupação, seguindo o corpo para o cemitério de Monchique.

O antigo internacional português morreu na quinta-feira, aos 59 anos, informou o Vitória de Guimarães, clube em que o guarda-redes jogou e onde acabou a carreira, tendo depois sido treinador de guarda-redes e dirigente do clube vimaranense.

Nascido na Cidade da Praia, em Cabo Verde, Neno ganhou três campeonatos e três Taças de Portugal pelo Benfica, além de uma Supertaça pelo Vitória de Guimarães.

Formado no Barreirense, Neno passou por Vitória de Guimarães, Benfica e Vitória de Setúbal e, ao serviço da seleção portuguesa, fez nove encontros, entre 1989 e 1996.


pub