Open da Austrália. João Sousa eliminado à primeira

por Mário Aleixo - RTP
João Sousa não resistiu à força do adversário italiano Jason O'Brien-Epa

João Sousa foi afastado do Open da Austrália, em ténis, após perder com o italiano Jannik Sinner.

O tenista português João Sousa perdeu esta terça-feira com o italiano Jannik Sinner em três "sets" e foi afastado do torneio australiano.

O italiano, de 20 anos e 10.º do ranking mundial, derrotou o português, de 32 anos e n.º 140 do mundo, em pouco mais de duas horas, por 6-4, 7-5 e 6-1.

"Apesar da derrota, acredito que fiz um bom encontro. Fiz dois 'sets' em que joguei a um bom nível. É verdade que tive alguns altos e baixos e daí, se calhar, o desfecho dos dois 'sets' terem caído para o lado dele", destacou o tenista.

João Sousa, número 140 no ranking ATP, foi o único dos cinco representantes nacionais a assegurar a entrada no quadro principal no primeiro torneio do Grand Slam da temporada, após ter cedido na terceira ronda da fase de qualificação diante do moldavo Radu Albot e ter sido repescado como "lucky loser".

"Apesar de um desaire na última ronda ('qualifying'), em que não me senti bem no campo e não consegui jogar a um bom nível, consegui mentalmente aceitar isso e trabalhei da melhor forma para hoje tentar jogar a um bom nível. E a verdade é que, apesar da derrota, fiz um bom encontro de ténis", recordou o tenista, de 32 anos.

Sousa, que há um ano falhou a presença no "major" australiano por ter testado positivo ao coronavírus, em vésperas de viajar para os Antípodas, ficou assim afastado da prova, mas garante ter tirado notas positivas para o futuro mais próximo.

"Tive as minhas oportunidades, não consegui aproveitar, mas fica mais uma boa exibição que me dá confiança para encarar os próximos desafios com positividade", concluiu o número um português.


pub