Rui Oliveira em 12.º na primeira etapa da Volta a França do Futuro

por Lusa
Legenda da Imagem

O ciclista Rui Oliveira, que encabeça uma seleção portuguesa de seis corredores, terminou hoje a primeira etapa da Volta a França do Futuro na 12.ª posição, com o dinamarquês Kasper Asgreen a cortar a meta em primeiro.

O dinamarquês, campeão europeu de contrarrelógio em sub-23, cumpriu os 134 quilómetros, em Loudéac, em 03:03.54 horas, menos quatro segundos em relação ao pelotão, onde Rui Oliveira surgiu integrado, depois da formação lusa ter sido das mais ativas a evitar o sucesso da fuga.

Hugo Nunes (42.º), Tiago Antunes (53.º) e Francisco Campos (125.º) surgiram igualmente a quatro segundos, sendo que José Neves e André Carvalho, que se esforçaram para integrar a fuga nos últimos 50 quilómetros, perderam 43 segundos para o camisola amarela, com Portugal no 11.º lugar na classificação coletiva, entre 24 nações em prova.

"Formou-se um grupo com tais características (uma fuga numerosa) sem qualquer português, pelo que tivemos que dar o peito ao vento para corrigir a situação. Além de proteger as ambições para a geral, queríamos, nesta etapa, colocar o Rui Oliveira em condições de bater-se pelos primeiros lugares", apontou, citado em comunicado da Federação Portuguesa de Ciclismo, o selecionador José Poeira.

A prova francesa, a última da Taça das Nações sub-23, decorre até 26 de agosto e no sábado fará os ciclistas percorrer os 132,4 quilómetros entre Inzincaca-Lochrist e Bignan, que deverá culminar com nova chegada ao 'sprint'.
pub