Tóquio2020. Japão prolonga estado de emergência às portas dos Jogos

por Mário Aleixo - RTP
O primeiro ministro japonês decidiu prolongar o estado de emergência no Japão a 56 dias da abertura dos Jogos Reuters

O governo japonês decidiu esta sexta-feira prolongar o estado de emergência sanitária devido à covid-19 em grande parte do país, 56 dias antes da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, devido a várias preocupações da população.

"Embora o número de infeções esteja a diminuir em Tóquio e Osaka, a situação global permanece precária", advertiu o primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga.

"O nível geral (de infeções) continua muito elevado. Nesta situação, acreditamos que é necessário alargar o estado de emergência", sublinhou o ministro responsável pela pasta ligada à covid-19, Yasutoshi Nishimura.

A prorrogação do estado de emergência, até 20 de junho, vai ser formalizada ao início da noite, horário local, e incluí 10 das 47 áreas administrativas do Japão, incluindo Tóquio, segundo fontes governamentais.

Este estado de emergência decreta apenas, como medidas restritivas, o encerramento de bares e restaurantes às 20h00 e a proibição da venda de álcool.

O governo japonês está a ser criticado pelos problemas no programa de vacinação, nomeadamente a demora do processo, e pela insistência em manter a realização dos Jogos Olímpicos (23 de julho a 8 de agosto), que representam um fator de risco de contágios, com a chegada de milhares de atletas, oficiais e jornalistas de todo o mundo.

Na quarta-feira, o jornal japonês Asahi, parceiro oficial dos Jogos Olímpicos, apelou ao cancelamento do evento, que descreveu como uma "ameaça à saúde".

O diário Asahi também acusou o Comité Olímpico Internacional (COI) de ser “egoísta”, uma vez que o vice-presidente do COI, John Coates, anunciou, na semana passada, que os Jogos iriam prosseguir mesmo que Tóquio permanecesse em estado de emergência durante o evento.
pub