Tour: Egan Bernal desiste antes da 17.ª etapa

por Lusa
Reuters

O ciclista colombiano Egan Bernal, vencedor em 2019, desistiu da Volta a França antes do início da 17.ª etapa, a pedido da sua equipa, informou hoje a INEOS.

Bernal, que surgia como um dos grandes candidatos ao triunfo final, despediu-se da luta pela camisola amarela no domingo, quando era terceiro, mas não conseguiu acompanhar os favoritos na subida ao Grand Colombier e perdeu mais de sete minutos.

Na terça-feira, após o dia de descanso, numa etapa menos complicada, Bernal, voltou a perder tempo e era já 16.º classificado, a 19.04 minutos do líder da corrida, o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma).

"Obviamente, não era assim que queria terminar a minha Volta a França, mas estou de acordo de que esta é a decisão correta para as circunstâncias. Tenho o maior respeito por esta corrida e tenho muita esperança de regressar nos próximos anos", referiu o colombiano.

O diretor da INEOS, Dave Brailsford, disse que a decisão foi tomada "tendo em conta os interesses de Egan" Bernal, de 23 anos.

"É um verdadeiro campeão que adora correr, mas também é um ciclista jovem, com muitas Voltas pela frente e, neste momento, achamos que é mais prudente que deixe de correr", referiu o responsável.

Bernal tinha regressado bem após a paragem causada pela pandemia de covid-19, ao vencer a Route d'Occitanie e ser segundo no Tour de L’Ain.

Contudo, o colombiano deu sinais de debilidade no Critério do Dauphiné (acabou mesmo por desistir) e no Tour mostrou quase sempre dificuldades em seguir os principais candidatos.
pub