Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Uzebequistão surpreende seleção de futsal de Portugal e vence por 3-1

por Lusa

A seleção portuguesa de futsal de perdeu hoje por 3-1 com o Uzbequistão, em Viseu, a primeira derrota em quatro jogos de preparação para o Campeonato do Mundo de 2021, na Lituânia.

André Coelho (24 minutos) adiantou Portugal, mas a seleção do Uzbequistão deu a volta ao marcador e venceu com golos Nishonov (25), Choriev e Khamorev, ambos no último minuto da partida numa altura em que Portugal apostava no 'cinco para quatro'.

Na primeira parte prevaleceu a eficácia defensiva das duas equipas, a fecharem bem o caminho para as respetivas balizas, e na qual Portugal falhou muitos passes em situações de transição rápida acabando por não conseguir criar situações de finalização.

Aos sete minutos, Pauleta teve a melhor chance de golo da equipa das ‘quinas’ em todo o primeiro tempo, mas, isolado, tentou colocar o remate e não acertou na baliza de Umarov. Respondeu o Uzbequistão, aos oito minutos, com Mashrab Adilov a não conseguir a emenda para a baliza numa situação de dois contra um frente ao guarda-redes Edu.

No segundo tempo, André Coelho, aos 24 minutos, finalizou com um remate forte após passe de Zicky e ainda adiantou Portugal, mas o Uzbequistão, sempre mais perigoso nas abordagens à baliza portuguesa, aproveitou uma saída em falso de Edu para, aos 25 minutos, restabelecer a igualdade.

Os comandados de Jorge Braz continuaram a errar muitos passes e raras foram as ocasiões em que consegui uma jogada com princípio, meio e fim.

Nos minutos finais, o técnico nacional apostou no cinco para quatro que viria a ser fatal, com o Uzbequistão a aproveitar duas recuperações de bola e, de baliza aberta, marcar e conquistar a primeira vitória de sempre frente a Portugal.

Depois de Portugal de três triunfos nesta fase de preparação, frente ao Japão (3-2), Venezuela (2-1) e Angola (4-3), a primeira derrota com o Uzbequistão, seleção que vai marcar presença no mundial na Lituânia.

A seleção das ‘quinas’ volta a jogar no domingo, frente à Costa Rica, em jogo marcado para as 19:00, de novo no Pavilhão Cidade de Viseu.



Jogo no Pavilhão Cidade de Viseu, em Viseu.

Portugal - Uzbequistão, 1-3.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

1-0, André Coelho, 24 minutos.

1-1, Nishonov, 25.

1-2, Choriev, 40.

1-3, Khamorev, 40.



Sob arbitragem de Filipe Duarte e Cristiano Santos (Portugal), as equipas alinharam:

- Portugal: Bebé, Afonso, Erick Mendonça, Pany Varela e Tiago Brito. Jogaram ainda Edu, André Coelho, Bruno Coelho, Miguel Ângelo, Ricardinho, Vítor Hugo, Tomás Paçô, Fábio Cecílio, Zicky, João Matos e Pauleta.

Treinador: Jorge Braz.

- Uzbequistão: Ravshan Elibaev, Ilkhomjon Khamroev, Anaskhon Rakhmatov, Davron Choriev e Khusniddin Nishonov. Jogaram ainda Rustam Umarov, Abbos Elmurodov, Mashrab Adilov, Ikhtiyor Ropiev, Muzaffar Akhadjonov, Dilshod Rakhmatov, Elbek Tulkinov, Akbar Usmonov, Shakhzodjon Sadiev, Khushnur Erkinov e Sunatulla Juraev

Treinador: Bakhodir Akhmedov.



Ação disciplinar: Cartão amarelo para Erick Mendonça, aos 30 minutos.

Assistência: 262 espetadores.
pub