Volta a França do Futuro tem novo líder e portugueses atrasam-se

por Lusa
Legenda da Imagem

O ciclista suíço Stefan Bisseger venceu hoje a sexta etapa da Volta a França do Futuro (Sub-23), marcada por chuva e quedas, que ditaram a mudança da camisola amarela do francês Simon Guglielmi para o italiano Giovanni Aleotti.

Os quatro ciclistas portugueses ainda em prova escaparam a uma queda coletiva desta sexta etapa, que ligou Saint-Julien-Chapteuil e Privas, na distância de 124 quilómetros, mas não se livraram dos ‘cortes’ provocados pelo acidente e nunca mais conseguiram chegar à frente da corrida.

Numa etapa que cedo se transformou num autêntico pandemónio, brilhou mais o suíço Stefan Bisseger, que venceu a tirada com 2:55.47 horas, batendo ao ‘sprint’ o australiano Kaden Groves, segundo, com o mesmo tempo, e o norte-americano Matteo Jorgenson, terceiro, a um segundo.

Guilherme Mota, na 56.º posição, a 16.20 minutos do suíço Stefan Bisseger, foi o melhor português nesta jornada. Seguiram-se Gonçalo Carvalho, 104.º, a 23.54 minutos, Jorge Magalhães, 118.º, e Francisco Campos, 119.º, ambos a 26.14 minutos.

O francês Simon Guglielmi, camisola amarela à partida, foi um dos corredores que se atrasou devido à queda coletiva, perdendo o comando da geral para o italiano Giovanni Aleotti.

O ciclista transalpino veste de amarelo, mas tem apenas cinco segundos de vantagem sobre o norueguês Tobias Foss. O terceiro classificado da geral, a 18 segundos de Giovanni Aleotti, é o suíço Damian Lüscher.

Guilherme Mota, no 48.º lugar, a 20.24 minutos do líder, é o melhor luso na geral. Gonçalo Carvalho é 62.º, a 27.40 minutos, Jorge Magalhães está em 88.º, a 39.34 minutos, e Francisco Campos é o 115.º, a 1:00.55 horas. A deleção portuguesa desceu ao 23.º lugar da geral coletiva, numa prova iniciada por 26 formações.

Os corredores cumprem na quarta-feira um dia de descanso e regressam à estrada na quinta-feira, para a sétima etapa, na distância de 103,5 quilómetros, entre Grésy-sur-Isere e La Giettaz.

É uma tirada de média montanha, que inclui quatro subidas de terceira categoria e uma de segunda. A meta está colocada 3,2 quilómetros depois da última escalada pontuável, de terceira categoria.
pub