Açores, ilha da Madeira e continente com risco muito elevado de exposição UV

| País

|

Portugal está hoje com índice de radiação ultravioleta muito elevado, com exceção da ilha de Porto Santo, que apresenta um índice elevado, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

O índice ultravioleta varia entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O IPMA prevê hoje para Portugal continental vento quadrante norte mais intenso no litoral oeste e terras altas e pequena subida da temperatura máxima.

Para os Açores é esperado céu geralmente pouco nublado, vento fraco a bonançoso nos grupos Oriental e Central e bonançoso a moderado no grupo ocidental.

A Madeira vai ter céu com períodos de muita nebulosidade, havendo a possibilidade de aguaceiros fracos nas vertentes norte e zonas montanhosas até ao meio da manhã.

O vento vai soprar moderado a forte e, por vezes, com rajadas no extremo leste da ilha da Madeira e nas zonas montanhosas. Está prevista uma pequena descida da temperatura mínima.

Lisboa vai atingir hoje os 29º Celsius, Ponta Delgada os 26º e o Funchal 28º.

A informação mais vista

+ Em Foco

A Festa dos Tabuleiros regressa às ruas da cidade de Tomar. Um longo desfile em que 750 tabuleiros são transportados por mulheres.

    Os líderes europeus não chegaram a acordo sobre quem deve liderar a União nos próximos cinco anos.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.