Administradores hospitalares alertam que "a hora é grave"

por Antena 1

Foto: Mário Cruz - Lusa

A Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH) considerou esta terça-feira que o quadro da Saúde em Portugal "é grave" e que compete ao Ministério da Saúde liderar a resposta à crise, para garantir tranquilidade à população e coordenação e ativação de meios no terreno.

"A hora é grave. É necessário manter a clareza do propósito. As dificuldades ultrapassam-se com medidas coordenadas e concretas", defendem os administradores hospitalares em comunicado.

"A solução não pode ser limitada a medidas restritivas das liberdades individuais. É nossa responsabilidade reconhecer a diferença e comunicar de forma segmentada, promovendo comportamentos adequados por parte dos diferentes grupos populacionais", acrescentam.

Para a APAH, "o único instrumento que o sistema de saúde tem para controlar a pandemia - o rastreio ativo de contactos - deve ser, de uma vez por todas, capacitado em termos de meios humanos", seguindo as instruções da Organização Mundial da Saúde e do Centro Europeu de Controlo de Doenças.

Este reforço, defende a estrutura, deve ser maximizado através do alargamento dos meios de diagnóstico.

Em Portugal, já morreram 9028 pessoas dos 556.503 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Jornalista Natércia Simões.
pub