Aeroportos portugueses começam hoje a ser reforçados

por RTP
Pedro A. Pina - RTP

A medida, que inclui meios humanos e tecnológicos, faz parte do plano de contingência apresentado pelo Governo. Tem como objetivo fazer face às necessidades do país, uma vez que o verão está à porta e são esperados milhares de turistas.

A mudança acontece depois de no domingo um plenário do SEF ter provocado o caos no aeroporto de Lisboa, com cerca de 4.500 passageiros a esperaram horas para sair da zona de desembarque.

No controlo de fronteiras aéreas passa a haver mais 238 elementos. Este número engloba inspetores do SEF e membros da PSP.

Assim, no total vão passar a estar nas fronteiras aéreas 529 elementos.


Passam a estar munidos de mais meios tecnológicos, como um sistema de triagem eletrónico que permite aos passageiros registarem-se antes de chegarem ao controlo de passaportes.

O reforço vai ser faseado por aeroportos.


O primeiro aeroporto onde a medida será implementada é no Aeroporto de Faro, onde haverá a partir de hoje mais 45 funcionários.

Na sexta-feira é a vez do reforço no aeroporto de Lisboa. Este reforço será também para os aeroportos do Porto, Funchal, Porto Santo e Ponta Delgada.

A meta é ter todas as medidas de reforço implementadas até 4 de julho.

Na apresentação do plano de contingência na terça-feira, o ministro da Administração Interna comprometeu-se com melhorias mas disse que não pode garantir o fim das filas, nos dias com mais pessoas nos aeroportos.
pub