Afinal, o que é a dívida? E quantas dívidas há?

por RTP
Reuters

O terceiro episódio do Fronteiras XXI é sobre um assunto que toca a todos: a dívida. Não perca o debate a 5 de abril, às 22h, na RTP3.

Dívida pública, dívida externa, dívida interna... Afinal, quantas "dívidas" há? E quais são aquelas que nos afetam de forma mais direta? Como as vamos pagar? Muitas perguntas a responder no debate de 5 de abril, às 22h. O Teatro Thalia, em Lisboa, recebe o terceito episódio do Fronteiras XXI, programa transmitido, como sempre, na RTP3. 

Comece já a participar no debate com as suas questões e opiniões usando a hashtag #FronteirasXXI nas redes sociais. Até lá, conheça os convidados desta edição:

- Miguel Cadilhe: Foi ministro das Finanças de dois governos de Cavaco Silva (1985-1990) e secretário de Estado do Planeamento de Sá Carneiro (1980). Economista, licenciado pela Universidade do Porto, deu aulas na Faculdade de Economia desta universidade, esteve como investigador na London School of Economics e deu aulas como professor catedrático convidado na Católica do Porto. Liderou o Banco Fomento Exterior (BFE), Banco Borges & Irmão e o Banco Português de Negócios (BPN, durante cinco meses na altura da nacionalização pelo Estado. Foi ainda administrador do BCP e do Banco Português do Atlântico (BPA) e presidente de várias empresas do grupo bancário. É Presidente do Conselho de Curadores da Universidade do Porto.

- Fernando Alexandre: Foi secretário de Estado adjunto do ministro da Administração Interna no XIX Governo Constitucional. É Pró-reitor da Universidade do Minho para a Valorização do Conhecimento e professor associado do Departamento de Economia e membro do NIPE - Núcleo de Investigação em Políticas Económicas desta instituição. Exerceu vários cargos de gestão universitária na Universidade do Minho, tendo presidido à Escola de Economia e Gestão e dirigido o departamento de Economia e a licenciatura em Economia. Realizou trabalhos de consultoria, entre outras entidades, para o Tribunal de Contas, a Associação Portuguesa de Seguradores e a Fundação Calouste Gulbenkian. Co-autor de Crise Financeira Internacional (2009), Crise e Castigo (2016) e acabou de lançar Poupança e Financiamento da Economia Portuguesa

- Ricardo Paes Mamede: Professor do Departamento de Economia Política do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), onde dá aulas desde 1999. É doutorado em Economia pela Universidade de Bocconi, Itália, e mestre em Economia e Gestão de Ciência e Tecnologia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. Foi director de Serviços de Análise Económica e Previsão do Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia e da Inovação em 2007 e 2008 e coordenador do Núcleo de Estudos e Avaliação do Observatório do QREN entre 2008 e 2014. Autor do livro O que Fazer Com Este País – do pessimismo da razão ao optimismo da vontade e co-autor do blogue Ladrões de Bicicletas. É membro do Dinâmica’CET, Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território. E comentador da RTP.

Tópicos
pub