Alerta vermelho prolongado até terça-feira às 20h00

por RTP

A Proteção Civil atualizou ao fim da tarde os números de mais uma jornada de fogos em Portugal.

Desde as 00h00 desta segunda-feira registaram-se 200 ocorrências, estando ainda ativos 47 incêndios que empenham 3568 operacionais e 1085 meios terrestres além de um meio aéreo.

Vinte e seis dos incêndios têm %u201Cimportância elevada%u201D, sendo o mais preocupante o da Lousã que envolve 720 operacionais.

O alerta vermelho declarado domingo foi alargado até às 20h00 de terça-feira para todos os distritos, devido às previsões atmosféricas previstas.

No seu briefing das 19h30 a Proteção Civil confirmava a morte de 36 pessoas e sete desaparecidos, além de 63 feridos, dos quais 16 em estado grave. Um bombeiro foi hospitalizado e outros 23 tiveram de ser assistidos.

Há ainda zonas atingidas pelos incêndios às quais a Proteção Civil ainda não chegou, pelo que a contabilidade das vítimas não está fechada, reconheceu a porta-voz, Patrícia Gaspar.

O número de mortos foi pouco depois atualizado para 38 mortos.

Foram ativados 21 planos municipais e três planos distritais, de Coimbra, Leiria e Aveiro.

O Governo teve finalmente reposta europeia, com a Itália a prometer dois aviões Canadair, um dos quais deverá chegar ainda esta segunda-feira e o outro nas horas seguintes.
pub