Alunas do Politécnico de Castelo Branco entregam alimentos e medicação ao domicílio

por Lusa

Duas alunas do Politécnico de Castelo Branco estão a fazer entregas de alimentação e de medicamentos à população mais indefesa e necessitada, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) explica que as duas alunas desta instituição de ensino superior público, Mariana Duarte e Ana Ramos, têm como objetivo suprir qualquer necessidade mais premente, ao nível da alimentação ou medicamentos que afete não só os idosos, mas também albicastrenses de outras faixas etárias.

Para não comprometer a capacidade de resposta, as jovens decidiram abranger apenas algumas zonas da cidade de Castelo Branco, como a Sé, Três Globos, Quinta Dr. Beirão, Hospital, Monte do Índio, Santiago, Granja ou Cansado, havendo a hipótese de se deslocarem a outros bairros do núcleo urbano, se necessário.

"A iniciativa por conta própria arrancou nas redes sociais, depois de Mariana Duarte e Ana Ramos se terem dado conta que, já que continuam de serviço na Amato Lusitano - Associação de Desenvolvimento, poderiam aproveitar as suas deslocações pendulares entre casa e trabalho para ajudar a população mais indefesa e penalizada pelo dever de confinamento, e que, para sua segurança, não deve sair à rua", lê-se na nota.

Inicialmente, a estratégia das jovens consistia em colocar informação nos elevadores dos edifícios onde residem, passando, posteriormente, a disponibilizar aos albicastrenses um número de telemóvel, através do qual o interessado fornece a sua morada e são combinados dia e hora de entrega.

Depois, basta que as pessoas deixem um saco à porta de casa com a lista de compras, o dinheiro suficiente e, caso seja necessária, a receita médica.

Cumprida a tarefa, a bolsa é devolvida, já com o pedido, o recibo e o troco.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou cerca de 540 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 25 mil.

Portugal regista hoje 76 mortes associadas à covid-19, mais 16 do que na quinta-feira, e o número de infetados subiu para 4.268, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 2 de abril.

Tópicos
pub