AMP discute alargamento às IPSS de fundo metropolitano de apoio aos hospitais

por Lusa

Porto, 31 mar 2020 (Lusa) - A Área Metropolitana do Porto (AMP) discutiu hoje o alargamento às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) da linha de financiamento criada pelos municípios para apoiar os hospitais da região, revelou hoje o seu presidente.

Em declarações à Lusa, o presidente da AMP, Eduardo Vítor Rodrigues, revelou que a proposta, discutida numa reunião informal daquele órgão, partiu da presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, tendo sido "imediatamente bem recebida".

"À partida ninguém se opôs", afirmou o autarca.

O avanço desta medida está, no entanto, sujeita à deliberação que será tomada na reunião ordinária da AMP agendada para sexta-feira.

"Neste momento o maior drama a seguir aos hospitais, são os lares. Isto está o fim do mundo", disse, salientando que a realidade estará longe dos números hoje conhecidos.

O também autarca de Vila Nova de Gaia, que se mostrou favorável à proposta de alargamento do apoio às IPSS, explicou que uma ajuda metropolitana a estas instituições não esteve até agora em cima da mesa devido à heterogeneidade da realidade dos 17 municípios que compõem a Área Metropolitana e que poderia, caso o apoio fosse feito em função do número de IPSS, favorecer "os grandes".

"Mas neste momento o drama é tão grande", sublinhou, justificando a necessidade de avançar com uma medida como a que vai ser discutida na próxima sexta-feira.

No dia 25 de março, a AMP anunciou que vai alocar 1,5 milhões de euros para a compra de equipamentos que os hospitais que servem os 17 municípios considerem "mais urgentes" no combate à pandemia covid-19.

"Acertámos a afetação de uma verba de 1,5 milhões de euros, valor que vai ser gerido diretamente pela AMP sem a necessidade de uma estrutura burocrática. A verba será para aquilo que vier a ser necessário e identificado por cada um dos hospitais", explicou à data Eduardo Vítor Rodrigues.

O presidente da AMP, que falava à agência Lusa após uma reunião informal que decorreu por videoconferência, avançou que esta verba será "um ponto de partida", avançando que os municípios mostraram "disponibilidade" para fazer, "numa segunda fase", um reforço com montantes dos seus orçamentos próprios.

Esta verba fica formalmente disponível no dia 03 de abril depois da reunião formal da AMP.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 791 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 38 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 160 mortes, mais 20 do que na véspera (+14,3%), e 7.443 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 1.035 em relação a segunda-feira (+16,1%).

Tópicos
pub