ANA. Sindicatos desconvocam greve de 19 a 21 de agosto

por RTP
Aeroporto de Lisboa Pedro Pina - RTP

Acordo entre a a ANA/VINCI, gestora de aeroportos, e os sindicatos SINTAC e SQAC, já esta quarta-feira, abriu caminho ao fim da greve agendada para 19, 20 e 21 de agosto nos 10 aeroportos nacionais.

Em comunicado enviado às redações, os sindicatos indicaram que "do acordo resultou uma clara abertura para fazer face à escassez de RH nas áreas operacionais, um aumento salarial intercalar e a negociação de um AE (acordo de empresa), os dois últimos a concretizar através de mediação da DGERT".

A reunião entre a ANA/VINCI e os representantes do SINTAC e do SQAC nas instalações da DGERT que permitiu o entendimento prolongou-se de terça-feira dia 09 para quarta-feira dia 10.

O objetivo era um acordo sobre os Serviços Mínimos e, paralelamente, um consenso para evitar a greve o qual foi obtido, "levando à desconvocação do pré-aviso de greve agendado para os dias 19, 20 e 21 de agosto nos 10 aeroportos nacionais" refere o comunicado, salientando a "abertura" da empresa.

Sobre a escassez de meios humanos ficaram agendasa reuniões "a iniciar a 14 de setembro, tendentes a fazer um levantamento dos trabalhadores necessários e iniciar o processo de recrutamento e ações de formação “ab inítio” nas áreas mais afetadas a serem sinalizadas por este grupo de trabalho".

O SINTAC e o SQAC salientaram também a passagem da negociação do AE para a DGERT, com "o intuito de tornar mais eficaz essa negociação, incluindo sobre aumento salarial intercalar a concretizar na Mediação que se encontra a decorrer também na DGERT".

"Ao dia de hoje temos aquilo a que denominamos de `acordo possível`. No entanto, não nos esquecemos de que tempos difíceis estão por vir e que a empresa -- ANA/VINCI -- terá de que fazer repercutir nos salários dos trabalhadores a inflação galopante e os seus próprios resultados, que se adivinham muito bons", referiu, na mesma nota, o dirigente do Sintac para a ANA- Aeroportos, Ruben Simas.

O Sintac também avançou hoje com um pré-aviso de greve, que abrange os trabalhadores da Portway (detida pela ANA) dos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Funchal, para 26, 27 e 28 de agosto.

"Em causa está a política de RH [recursos humanos] assumida ao longo dos últimos anos pela Portway, empresa detida pelo Grupo VINCI, de confronto e desvalorização dos trabalhadores por via de consecutivos incumprimentos do Acordo de Empresa, confrontação disciplinar, ausência de atualizações salariais, deturpação das avaliações de desempenho que evitam as progressões salariais e má-fé nas negociações", indicou o sindicato, em comunicado.

pub