"Angels" e "Leões" distribuídos por diversas prisões

por RTP
Os Hells Angels Motorcyclub foi criado em 1948 Kai Pfaffenbach - Reuters

A detenção de 39 membros dos Hells Angels e 27 da Juventude Leonina na mesma prisão levou as autoridades portuguesas a distribuir os homens por várias prisões do país.

O grupo multinacional de motociclistas Hells Angels foi investigado pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e pela Unidade Nacional Contra Terrorismo (UNCT), devido a acusações de associação criminosa, tentativa de homicídio, roubo, ofensa à integridade física e tráfico de droga.

No total há 58 arguidos, sendo que o 59º foi detido na Alemanha. 
Em Março, uma rixa num restaurante do Prior Velho entre membros dos Hells Angels e dos Red & Gold, grupo de motards, deixou seis pessoas feridas. O DCIAP e a UNCT desencadearam uma megaoperação que envolveu autoridades de vários países europeus.

A decisão final do juiz foi conhecida nesta quarta-feira, depois de três dias de interrogatórios. Os 19 arguidos que ficaram em liberdade estão obrigados a apresentar-se periodicamente às autoridades e estão proibidos de participar na concentração de Faro que começa hoje, quinta-feira, e acaba domingo. Dos 39 membros que ficaram em prisão preventiva, quatro podem passar a prisão domiciliária.

Segundo o jornal El País, os mais de 50 homens na mesma prisão eram uma “bomba relógio” para as autoridades. O jornal referiu ainda que “a polícia portuguesa considera que a organização dos Hells Angels foi decapitada”. 
As detenções foram feitas no Algarve, Cascais, Porto e Lisboa.
Em 15 de maio, um grupo de 40 pessoas da Juventude Leonina invadiu o centro de estágios do Sporting, em Alcochete. Atualmente estão detidas 37 pessoas, sendo que 27 estão em prisão preventiva por ofensas contra a integridade física e atos terroristas.

A invasão aconteceu dias depois de Bruno Carvalho, na altura presidente do clube, ter criticado os jogadores. O ataque que vitimou jogadores e técnicos do clube, fez com que nove jogadores rescindissem o contrato com o clube.

Bruno de Carvalho foi destituído da presidência com 71% dos votos.
Tópicos
pub