Antigo vice-reitor da Universidade Independente condenado a quatro anos e dois meses de prisão

por Antena 1

Foto: Lusa

O antigo vice-reitor da Universidade Independente Rui Verde foi hoje condenado a uma pena unitária de quatro anos e dois meses de prisão, suspensa por igual período, por três crimes de falsificação de documentos e um de fraude fiscal qualificada.

Além de Rui Verde, Amadeu Lima de Carvalho, acionista da SIDES, detentora da Universidade Independente, foi condenado a três anos e dois meses de prisão, suspensa por igual período, por três crimes de falsificação.

Na leitura do acórdão relativo ao julgamento do caso da Universidade Independente, no Tribunal Criminal da Comarca da Lisboa, também Elsa Velez, da contabilidade da SIDES, foi condenada a dois anos de prisão, suspensa por igual período, por dois crimes de falsificação.

Na leitura do acórdão, seis arguidos foram condenados e 12 foram absolvidos, havendo ainda duas empresas que foram igualmente absolvidas.

A Universidade acabou por fechar há dez anos na sequência de dois processos, o fim do reconhecimento de interesse público e a degradação pedagógica.
pub