Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

APG pede mais meios para que GNR aplique multas na hora aos donos de terrenos florestais

por Sandra Henriques

Foto: Paulo Cunha/Lusa

O presidente da Associação de Profissionais da Guarda (APG/GNR) considera positiva a aplicação de multas na hora aos proprietários florestais que não limpam os terrenos. César Nogueira sublinha, porém, que a GNR precisa de mais profissionais e de mais meios para cumprir a medida que está a ser preparada pelo Governo.

“A medida achamos que é boa. Como é que a vão conseguir implementar no terreno é que temos que saber mais pormenores. A GNR tem sempre condições para assumir essa tarefa. É lógico que o que nos preocupa é que com os meios humanos e materiais que a GNR atualmente possui. Alguma coisa tem que ser feita nesse sentido”, afirma César Nogueira à Antena 1.

O responsável acrescenta que a “tutela sabe que a GNR tem um défice muito grande de profissionais, por isso o ideal era haver mais vagas para cursos para a GNR e mais meios para chegar a todos os proprietários”. “As matas têm os acessos muito difíceis e o atual parque automóvel da GNR, para além de estar deficitário, está degradado”, argumenta.

Este comentário surge depois do anúncio feito à Antena 1 pela ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, de que está a estudar um sistema com o Ministério da Administração Interna para que os proprietários florestais que não limpam os terrenos passem a ser multados na hora pela GNR.

pub