Apreendidas mais de 5,2 toneladas de cocaína em veleiro no Oceano Atlântico

por RTP

A Polícia Judiciária (PJ) em conjunto com as autoridades espanholas intercetaram um veleiro no Oceano Atlântico com 183 fardos de cocaína com um peso superior a 5,2 toneladas. Trata-se da maior apreensão desta droga em Portugal nos últimos 15 anos.

A PJ informa esta manhã que "numa operação conjunta com a Unidad de Drogas y Crimen Organizado do Cuerpo Nacional de Policia de Espanha e com a participação da Marinha e da Força Aérea, desenvolveu, nos últimos dias, uma complexa operação no decurso da qual foi possível localizar e depois intercetar, em pleno Oceano Atlântico, um veleiro com cerca de 24 metros de comprimento que estava a ser utilizado no transporte de elevada quantidade de cocaína".

De acordo com a Polícia Judiciária foram apreendidos 183 fardos de cocaína com um peso bruto total estimado que ascende a cerca de 5,2 toneladas.

É a maior apreensão deste tipo de estupefaciente realizada em Portugal nos últimos 15 anos e uma das maiores realizadas em toda a Europa.

A droga estaria destinada a ser distribuída por vários países europeus. Entrou na Europa "através das costas da Península Ibérica", diz a PJ.

Três pessoas foram detidas. São todos estrangeiros, "sobre os quais recaem fortes suspeitas de integrarem uma poderosa organização criminosa transnacional dedicada ao tráfico de grandes quantidades de cocaína entre a América Latina e o Continente Europeu".

Vão ser presentes à autoridade judiciária competente para primeiro interrogatório judicial de arguido detido e aplicação de medidas de coação.

Ainda de acordo com a Polícia Judiciária, a operação contou também "com o apoio e participação do Maritime Analysis and Operations Centre – Norcotics (MAOC-N), com sede em Lisboa, da Drug Enforcement Administration (DEA) dos Estados Unidos da América e da National Crime Agency do Reino Unido".

Tópicos
pub